Brinquedos infantis sustentáveis: O design como auxiliador e incentivador da criatividade

DSpace Repository

A- A A+

Brinquedos infantis sustentáveis: O design como auxiliador e incentivador da criatividade

Show full item record

Title: Brinquedos infantis sustentáveis: O design como auxiliador e incentivador da criatividade
Author: Melo, Maria Roberta Sant'Ana de; Barata, Tomás Queiroz Ferreira
Abstract: Este artigo propõe analisar o processo de desenvolvimento de brinquedos infantis, visando demonstrar que as brincadeiras podem ser mais sustentáveis e colaborativas com o meio ambiente, considerando o design como auxiliador e incentivador da criatividade. Tendo como objetivo tornar as atitudes infantis mais zelosas por meio da ressignificação dos materiais que seriam descartados, as crianças, através de oficinas, teriam o domínio do conhecimento pertencente ao design, suas maneiras de projetar e produzir, reproduzindo-os em diversos momentos lúdicos individuais ou em grupos, gerando assim um novo modo de brincar. Conclui-se, portanto, que há sim entretenimento através de materiais recicláveis igualitariamente ao prazer de brincar com produtos industrializados. Visto que as embalagens de papelão são acessíveis a todas as crianças, independentemente de classe social, a brincadeira com materiais recicláveis torna-se bem mais significativa, propiciando viagens imaginárias sem fronteiras e limites.This paper proposes to analyze the process of development of children's toys, aiming at showing that children games can be more environmentally friendly by considering design as a motivational and auxiliary factor for creativity. Children's attitudes can be more zealous and conscious regarding the environment by resignifying disposable materials. Through workshops, children acquire knowledge about design, projecting and planning a new way of playing individually as well as in groups. Thus, it is possible to conclude that playing with disposable materials is a pleasant as industrialized products, since that cardboard packings, for example, are more democratic and acessible to all children, regardless of social conditions. Playing with recycled materials is more significant as imagination becomes unlimited.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244897
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-5-200-211.pdf 7.578Mb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar