Title: | Plano de Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos e Prática da Educação Ambiental no Colégio de Aplicação Pio XII |
Author: | SEIXAS, Ana Claudia Mendes de; OLIVEIRA, Jaqueline Silva de |
Abstract: |
A alta dos consumos de produtos eletrônicos e seu descarte inadequado tem provocado graves impactos, sendo eles, ambientais, econômicos, sociais ou culturais. Por conterem componentes perigosos prejudiciais ao meio ambiente e a saúde, a preocupação em relação a sustentabilidade e a logística reversa desses produtos se tornou crítica. Por meio de oficinas socioeducativas, o trabalho em questão tem como objetivo ressaltar a problemática dos resíduos eletrônicos, enfatizando a importância da reciclagem e reutilização dos mesmos, mostrando seus benefícios socioambientais, visando à exploração de conteúdos interdisciplinares associados à Educação Ambiental. Com o auxílio do material informativo, foi possível a compreensão do tema e a atuação do público-alvo como multiplicadores. Verificou-se, no fim das atividades, que o público-alvo se sensibilizou sobre a problemática ambiental da comunidade escolar e do entorno, o que os motivou a atuarem em prol do meio ambiente, contribuindo com a sua preservação pelo bem da coletividade. The high consumption of electronic products and their inadequate disposal has caused serious impacts, whether environmental, economic, social or cultural. Because they contain hazardous components that are detrimental to the environment and health, concerns about sustainability and reverse logistics of these products have become critical. By means of socio-educational workshops, the work in question aims to highlight the problem of electronic waste, emphasizing the importance of recycling and reusing them, showing their social and environmental benefits, aiming at the exploration of interdisciplinary contents associated with Environmental Education. With the aid of the information material, it was possible to understand the theme and the performance of the target audience as multipliers. It was verified at the end of the activities that the target audience became aware of the environmental problems of the school community and the environment, which motivated them to act in favor of the environment, contributing to their preservation for the good of the community. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244815 |
Date: | 2019-05-08 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
VOLUME-4-230-237.pdf | 827.5Kb |
View/ |
Artigo |