Aproveitamento de Água Pluvial na Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse - Estudo de Caso

DSpace Repository

A- A A+

Aproveitamento de Água Pluvial na Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse - Estudo de Caso

Show full item record

Title: Aproveitamento de Água Pluvial na Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse - Estudo de Caso
Author: Toé, Mateus Dal; Brito, Giziane de; Carvalho, Humberto Almansa
Abstract: Este trabalho tem como propósito desenvolver um sistema de captação e armazenamento de água da chuva para a Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse – EEFPL, Criciúma – SC. Isto é parte de um projeto integrado advindo da parceria entre a engenharia civil da ESUCRI e a EEFPL, direcionado para uma proposta de revitalização da escola. Este trabalho levou em consideração os seguintes aspectos: a destinação da e qualidade da água coletada, fatores metereológicos, área de contribuição, dimensionamento dos coletores e capacidade de armazenamento. A viabilidade da implantação, entretanto, estava associada aos recursos da instituição para a implantação do sistema. Deste modo, o sistema foi dimensionado atendendo aos recursos do colégio, considerando a melhor relação entre custo de implantação e o balanço de despesas mensais. Como resultado verificou-se um período de retorno do investimento inferior a 3 anos.This paper concerns a a system for collecting and storing rainwater project for the Escola de Ensino Fundamental Professor Lapagesse – EEFPL, Criciúma – SC. The Rainwater storage system is a part of an integrated project developed to revitalizing the school. It results of a partnership of ESUCRI ́s civil engineering department and EEFPL. The storing rainwater project conception includeds the following aspects: the destination of the water and the quality of the collected water, meteorology, rainwater contribution area, piping design and a reservoir dimensioning. The feasibility of the implementation, however, was associated with the resources of the institution for the implementation of the system. Therefore, the system was scaled considering the resources of the school, considering the balancing between cost of implantation and the monthly expenses. As a result, it was estimated a payback period under 3 years.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244805
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-4-128-138.pdf 996.5Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar