Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso

Show full item record

Title: Sustentabilidade Social a partir da Acessibilidade Espacial nas Escolas: um estudo de caso
Author: Savi, Aline Eyng; Medeiros, Pedro Luiz Kestering; Antunes, Elaine Guglielmi Pavei; Fabre, Haron Cardoso; Cardoso, Richard Cunha
Abstract: A obrigatoriedade da inclusão de alunos com deficiência na rede de ensino regular,somada à garantia de acessibilidade nos espaços públicos, prevista por legislação federal, tornam necessária a provisão de condições de acessibilidade espacial em escolas. Todavia, para a efetiva inclusão deve-se vencer barreiras atitudinais e físicas. Acerca destas, implica na adequação em diferentes escalas: desde o percurso urbano, passando pelos ambientes até o mobiliário. Este artigo trata do estudo de caso sobre a acessibilidade espacial escolar. Utilizam-se métodos de Avaliação Pós Ocupação, através do Manual de Acessibilidade. Como resultado, apresentam-se princípios e diretrizes para o projeto arquitetônico de escolas acessíveis.The inclusion of students with disabilities in the regular school system, together with the guarantee of accessibility in public spaces, provided for by federal legislation, make it necessary to provide space accessibility in schools. However, for the effective inclusion, one must overcome attitudinal and physical barriers. On these, it implies adequacy in different scales: from the urban route, through the environments to the furniture. This article deals with the case study on school space accessibility. Post-occupation evaluation methods are used, through the Accessibility Manual. As a result, principles and guidelines are presented for the architectural design of accessible schools.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244518
Date: 2019-05-08


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME-2-11-20.pdf 547.6Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar