Lajes mistas de bambu-concreto pré-fabricadas com zero aço: são viáveis tecnicamente?

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Lajes mistas de bambu-concreto pré-fabricadas com zero aço: são viáveis tecnicamente?

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Title: Lajes mistas de bambu-concreto pré-fabricadas com zero aço: são viáveis tecnicamente?
Author: Carbonari, Gilberto; Lopes, Lucas Augusto Milani; Rossi, Gabriel de Barros; Piedade, Gabriel Heckler; Leite, Francisco Cláudio Morato; Acosta, Caio
Abstract: Visto que os elementos usuais da construção civil sofrem um processo de extração no qual o gasto energético e a degradação do meio ambiente são muito altos, a procura por novas alternativas visando a sustentabilidade vem crescendo. O bambu é um material que oferece muitas vantagens como leveza, resistência, versatilidade, rápido crescimento e excelentes propriedades mecânicas. Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica de lajes compostas por vigotas pré- fabricadas de bambu-concreto, fazendo o uso de conectores de cisalhamento de bambu e de aço, que se completa com o uso de EPS1 , malha de distribuição em bambu e uma capa superior de concreto, executada in loco. Para tanto foram efetuados ensaios experimentais variando a tipologia, tamanho e espaçamento entre os conectores, através de cinco diferentes lajes. A metodologia construtiva se mostrou consistente e viável. Em termos mecânicos, as lajes apresentaram comportamento satisfatório, tanto para ELU2 e ELS3 , atendendo as prerrogativas normativas, evidenciando o potencial técnico do sistema proposto de laje mista bambu-concreto.Since the elements used in the civil construction suffer a process of extraction in which the energetic spent and the environment degradation are quite high, the search for new alternatives looking for the sustainability has been the focus lately. The bamboo is a material that provides many advantages such as lightness, resistance, versatility, quick growth and excellent mechanical properties. This work aims to evaluate the technical viability slabs composed of prefabricated bamboo-concrete beams making use of bamboo and steel shear connectors, which is completed with the use of EPS, distribution mesh in bamboo and an upper layer of concrete, performed in loco. For this, experimental tests were performed varying the typology, size and spacing between the connectors, through 5 different slabs. The constructive methodology proved to be consistent and feasible. In mechanical terms, the slabs presented satisfactory behavior, both for ULS and SLS, attending normative prerogatives, claiming to be a system with great potential.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244355
Date: 2019-05-08


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