Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino na educação superior: perspectiva de professores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

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Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino na educação superior: perspectiva de professores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina

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Title: Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino na educação superior: perspectiva de professores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Perez, Daniel Grillo
Abstract: A divulgação científica ganha cada vez mais importância ao longo dos anos, apesar de configurar-se como um campo de estudo recente e com definições conceituais ainda pouco consolidadas. Diversas interpretações acerca do conceito de divulgação científica podem ser encontradas na literatura. Dentre elas, destaca-se o modelo teórico proposto por Lima e Giordan (2021) que concebe a divulgação científica como práxis construída a partir da interação entre a esfera da cultura científica e diversas outras esferas de criação ideológica e atividades humanas, tais como a midiática e a educacional. Esta concepção da divulgação científica abre perspectivas para estudos na área que avaliem o potencial de integração da divulgação científica ao ensino formal como um recurso pedagógico. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar e compreender a percepção, a apropriação e a aplicação de suportes de divulgação científica, em especial por meio de mídias digitais, na prática pedagógica de docentes atuantes em cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, esta pesquisa utilizou a aplicação de um questionário online aos professores do corpo docente do CCB-UFSC, obtendo 30 respostas. Os dados demonstram que os docentes utilizam, em grande parte, suportes digitais de divulgação científica com propósitos pedagógicos em suas aulas. A partir das respostas obtidas, é possível generalizar analiticamente uma série de teorias na literatura referentes às conceitualizações da divulgação científica, seus objetivos e funções sociais, bem como a diversidade de vantagens que apresenta como recurso em práticas pedagógicas no ensino formal.Science communication has gained increasing importance over the years, despite being a recent field of study, with conceptual definitions that are still not entirely well established. Several interpretations about the concept of science communication can be found in the literature. Among them, the theoretical model proposed by Lima and Giordan (2021) stands out, in which scientific dissemination is conceived as a praxis built from the interaction between the sphere of scientific culture and several other spheres of ideological creation and human activities, such as the spheres of media and education. This conception of science communication opens up possibilities for studies that assess the potentiality of integrating science communication into formal education as a pedagogical resource. Thus, the general objective of this research is to analyze and understand the perception, appropriation and application of science communication resources, especially through digital media, in the pedagogical practice of professors working in undergraduate and graduate courses at the Biological Sciences Center (CCB) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). As a qualitative case study, this research applied an online questionnaire to CCB-UFSC faculty members, obtaining 30 responses. The data show that professors use, to a large extent, digital resources of science communication with pedagogical purposes in their classes. From the answers obtained, it is possible to analytically generalize a number of theories in the literature referring to the conceptualizations of science communication, its objectives and social functions, as well as plenty of advantages that science communication presents as a resource for pedagogical practices in formal education.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243591
Date: 2022-12-12


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TCC Divulgação Científica Daniel Perez 2022.pdf 419.9Kb PDF View/Open TCC

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