dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Espíndola, Marina Bazzo de |
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dc.contributor.author |
Perez, Daniel Grillo |
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dc.date.accessioned |
2022-12-26T15:04:01Z |
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dc.date.available |
2022-12-26T15:04:01Z |
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dc.date.issued |
2022-12-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243591 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A divulgação científica ganha cada vez mais importância ao longo dos anos, apesar
de configurar-se como um campo de estudo recente e com definições conceituais
ainda pouco consolidadas. Diversas interpretações acerca do conceito de divulgação
científica podem ser encontradas na literatura. Dentre elas, destaca-se o modelo
teórico proposto por Lima e Giordan (2021) que concebe a divulgação científica
como práxis construída a partir da interação entre a esfera da cultura científica e
diversas outras esferas de criação ideológica e atividades humanas, tais como a
midiática e a educacional. Esta concepção da divulgação científica abre perspectivas
para estudos na área que avaliem o potencial de integração da divulgação científica
ao ensino formal como um recurso pedagógico. Deste modo, o objetivo geral desta
pesquisa consiste em analisar e compreender a percepção, a apropriação e a
aplicação de suportes de divulgação científica, em especial por meio de mídias
digitais, na prática pedagógica de docentes atuantes em cursos de graduação e
pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). Configurando-se como um estudo de caso de natureza
qualitativa, esta pesquisa utilizou a aplicação de um questionário online aos
professores do corpo docente do CCB-UFSC, obtendo 30 respostas. Os dados
demonstram que os docentes utilizam, em grande parte, suportes digitais de
divulgação científica com propósitos pedagógicos em suas aulas. A partir das
respostas obtidas, é possível generalizar analiticamente uma série de teorias na
literatura referentes às conceitualizações da divulgação científica, seus objetivos e
funções sociais, bem como a diversidade de vantagens que apresenta como recurso
em práticas pedagógicas no ensino formal. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Science communication has gained increasing importance over the years, despite
being a recent field of study, with conceptual definitions that are still not entirely well
established. Several interpretations about the concept of science communication can
be found in the literature. Among them, the theoretical model proposed by Lima and
Giordan (2021) stands out, in which scientific dissemination is conceived as a praxis
built from the interaction between the sphere of scientific culture and several other
spheres of ideological creation and human activities, such as the spheres of media
and education. This conception of science communication opens up possibilities for
studies that assess the potentiality of integrating science communication into formal
education as a pedagogical resource. Thus, the general objective of this research is
to analyze and understand the perception, appropriation and application of science
communication resources, especially through digital media, in the pedagogical
practice of professors working in undergraduate and graduate courses at the
Biological Sciences Center (CCB) of the Federal University of Santa Catarina
(UFSC). As a qualitative case study, this research applied an online questionnaire to
CCB-UFSC faculty members, obtaining 30 responses. The data show that professors
use, to a large extent, digital resources of science communication with pedagogical
purposes in their classes. From the answers obtained, it is possible to analytically
generalize a number of theories in the literature referring to the conceptualizations of
science communication, its objectives and social functions, as well as plenty of
advantages that science communication presents as a resource for pedagogical
practices in formal education. |
pt_BR |
dc.format.extent |
65 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Formação de professores |
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dc.subject |
Prática como Componente Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.title |
Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino na educação superior: perspectiva de professores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |