Método de atualização do valor de corte para peças reparáveis: um estudo de caso

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Title: Método de atualização do valor de corte para peças reparáveis: um estudo de caso
Author: Bogado, Marcela Guglielmoni
Abstract: Este trabalho está inserido no contexto de ciclo de vida do produto e da cadeia de suprimentos e o estudo de caso foi realizado em uma empresa que apresenta uma complexa cadeia de suprimentos. O valor de corte é um número de referência utilizado para reclassificar as peças entre reparáveis e descartáveis, independente da classificação atribuída pela engenharia técnica. A desatualização deste valor implica diretamente na forma que será realizado o planejamento do material para estoque, podendo gerar complexidade desnecessária na gestão de ítens reparáveis. Tendo em vista este cenário, foi realizado um estudo de caso em uma empresa fabricante de aeronaves e o presente trabalho objetiva propor uma metodologia para à convergência a um valor de corte global para distinguir as peças de reposição reparáveis das descartáveis. Para isso, foi realizada análise estatística da base de dados de custos de reparo técnico da empresa e a composição de custos de reparo, frete logístico, impostos internacionais e taxas de operações no armazém permitiu à convergência ao valor de corte global. Por fim, este trabalho apresenta um comparativo entre o novo valor de corte global gerado e o utilizado atualmente pela empresa estudada, demonstrando a importância da utilização de uma base de dados representativa para minimizar erros amostrais.This paper is inserted in the context of product life cycle and supply chain and the case study was carried out in a company that presents a complex supply chain.The Cutoff value is a reference number used to reclassify repairable components to expendable, regardless the Spare Parts Engineering classification. The outdatedness of this value implies directly in the way that the planning of the material for inventory will be carried out, and may generate unnecessary complexity in the management of repairable items. In view of this scenario, a case study was conducted in an aircraft manufacturing company and the present work aims to propose a methodology for the convergence to a global cutoff value to distinguish repairable spare parts from disposable ones. For this, statistical analysis of the company’s technical repair costs database was performed and the composition of repair costs, logistic freight, international taxes and warehouse operation fees allowed the convergence to the global cutoff value. Finally, this paper presents a comparison between the new global cutoff value generated and that currently used by the studied company, demonstrating the importance of using a representative database to minimize sampling errors.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Aeroespacial.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243123
Date: 2022-12-16


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