Método de atualização do valor de corte para peças reparáveis: um estudo de caso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Garcia, Janaína Renata |
|
dc.contributor.author |
Bogado, Marcela Guglielmoni |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-20T10:16:29Z |
|
dc.date.available |
2022-12-20T10:16:29Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243123 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho está inserido no contexto de ciclo de vida do produto e da cadeia
de suprimentos e o estudo de caso foi realizado em uma empresa que apresenta
uma complexa cadeia de suprimentos. O valor de corte é um número de referência
utilizado para reclassificar as peças entre reparáveis e descartáveis, independente da
classificação atribuída pela engenharia técnica. A desatualização deste valor implica
diretamente na forma que será realizado o planejamento do material para estoque,
podendo gerar complexidade desnecessária na gestão de ítens reparáveis. Tendo em
vista este cenário, foi realizado um estudo de caso em uma empresa fabricante de
aeronaves e o presente trabalho objetiva propor uma metodologia para à convergência
a um valor de corte global para distinguir as peças de reposição reparáveis das
descartáveis. Para isso, foi realizada análise estatística da base de dados de custos
de reparo técnico da empresa e a composição de custos de reparo, frete logístico,
impostos internacionais e taxas de operações no armazém permitiu à convergência
ao valor de corte global. Por fim, este trabalho apresenta um comparativo entre o
novo valor de corte global gerado e o utilizado atualmente pela empresa estudada,
demonstrando a importância da utilização de uma base de dados representativa para
minimizar erros amostrais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper is inserted in the context of product life cycle and supply chain and the case
study was carried out in a company that presents a complex supply chain.The Cutoff
value is a reference number used to reclassify repairable components to expendable,
regardless the Spare Parts Engineering classification. The outdatedness of this value
implies directly in the way that the planning of the material for inventory will be carried
out, and may generate unnecessary complexity in the management of repairable items.
In view of this scenario, a case study was conducted in an aircraft manufacturing
company and the present work aims to propose a methodology for the convergence
to a global cutoff value to distinguish repairable spare parts from disposable ones. For
this, statistical analysis of the company’s technical repair costs database was performed
and the composition of repair costs, logistic freight, international taxes and warehouse
operation fees allowed the convergence to the global cutoff value. Finally, this paper
presents a comparison between the new global cutoff value generated and that currently
used by the studied company, demonstrating the importance of using a representative
database to minimize sampling errors. |
pt_BR |
dc.format.extent |
72 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Valor de corte |
pt_BR |
dc.subject |
Peças de reposição |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Aeronaves |
pt_BR |
dc.title |
Método de atualização do valor de corte para peças reparáveis: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar