Abstract:
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Evidências sobre a prática de preços mais elevados em produtos e serviços voltados ao
público feminino, popularmente conhecida como pink tax, são observadas em diversos
estudos no exterior. No Brasil, a literatura existente é incipiente, além de focar,
majoritariamente, no setor de produtos. Diante desse cenário, a pesquisa coletou, por meio de
cliente oculto, evidências sobre a pink tax nos seguintes setores: lavanderias, salões de beleza
e oficinas mecânicas. Também, o estudo apresenta um referencial teórico composto pelos
conceitos da economia feminista, da discriminação de preços e da mulher no mercado de
consumo, que contribuem para a compreensão da relação entre gênero e espaço econômico,
da natureza econômica da pink tax do ponto de vista da economia tradicional e do consumo
feminino frente o estereótipo da mulher, respectivamente. Essa abordagem é realizada a fim
de ampliar a visão sobre a pink tax para além da questão de preços, visto que o impacto
econômico e social das assimetrias de gênero recai, sobretudo, sobre a mulher. Ao final, são
apresentados os resultados da pesquisa empírica, que indicam, principalmente, a prática de
pink tax nos estabelecimentos de salão de beleza e oficina mecânica analisados. |