Ensino em Odontologia e o cuidado à saúde de pessoas LGBTI+

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Title: Ensino em Odontologia e o cuidado à saúde de pessoas LGBTI+
Author: Iwassake, Murilo Kazuo
Abstract: A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT) e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia (DCN) congregam diretrizes e estratégias importantes para formação do cirurgiãodentista. A formação profissional a partir do pilar o ensino-aprendizagem-vivência, definida por Finkler et al (2010) acontece pautada tanto no currículo formal, quanto no currículo oculto e paralelo. Objetivo: Analisar a percepção de graduandos do curso de graduação em Odontologia no processo formativo quanto a percepção entre acolher e suportar o paciente, e a experiência clínica adquirida durante a formação - e como o currículo do curso impacta nesse processo – ou através de outros meios. Método: Foi executada com graduandos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma pesquisa qualitativa exploratória, síncrona e virtual por meio de grupos focais online (GFO), seguindo o modelo proposto por Fricker (2012). Resultado: A partir da análise dos grupos, identificou-se três núcleos de sentido: “Vou usar o máximo do que eu aprendi sem ser questão curricular”; “Acolher é diferente de suportar”; e “Eu não tenho experiência nisso, as únicas coisas que eu vejo, às vezes, são no Instagram”. Dessa forma, questões como a abordagem preconceituosa quanto a temática por meio dos discentes; a associação da população LGBTI+ com doenças infectocontagiosas, como o HIV; e algumas questões de gênero, raça/cor e sexo que atravessam todas as outras questões anteriores, foram as mais frequentes durante a análise. Conclusão: Em ambos os grupos, o ensino de saúde LGBTI+ no curso é escasso e ineficiente. Observa-se um despreparo tanto dos discentes, quanto dos docentes na abordagem das questões de gênero e sexualidade, o que impacta no acolhimento, entendimento e atendimento dessa população. Além disso, a qualidade generalista, humanista, crítica e reflexiva do profissional formado pautado em princípios éticos e legais propostos pelas DCNs, conflitam com a urgência da necessidade em incluir no currículo temáticas sensíveis à população LGBTI+.The National Policy on Comprehensive Health for Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites, and Transsexuals (PNSILGBT) and the National Curriculum Guidelines for Dentistry (DCN) bring together meaningful guidelines and strategies for training dental surgeons. Professional training based on the teaching-learningexperience pillar, defined by Finkler et al. (2010), is based on the formal, the hidden and the parallel curriculum. Objective: To analyze the perception of graduate students of the undergraduate course in Dentistry in the training process regarding the perception between welcoming and supporting the patient, and the clinical experience acquired during training - and how the course curriculum impacts this process - or through other means. Method: An exploratory, synchronous and virtual qualitative research was carried out with undergraduate students of the Dentistry course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) through online focus groups (OFM), following the model proposed by Fricker (2012). Result: From the analysis of the groups, three cores of meaning were identified: “I'm going to use as much of what I've learned without being a curricular issue”; “Welcoming is different from enduring”; and “I have no experience in this, the only things I sometimes see are on Instagram,In this way, there is issues that prejudiced the approach to the theme through the students; the association of the LGBTI+ population with infectious diseases, such as HIV; and some questions of gender, race/color, and sex that cross all the other previous questions, they were the most frequent during the analysis. Conclusion: In both groups, LGBTI+ health teaching in the course is scarce and inefficient. There is an unpreparedness of both students and professors in dealing with gender and sexuality issues, which impacts the reception, understanding, and care of LGBTI+ population. In addition, the generalist, humanist, critical and reflective quality of trained professionals based on ethical and legal principles proposed by the DCNs, conflict with the urgent need to include themes sensitive to the LGBTI+ population in the curriculum.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242511
Date: 2022-11-23


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