dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moretti-Pires, Rodrigo Otávio |
|
dc.contributor.author |
Iwassake, Murilo Kazuo |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-08T16:36:14Z |
|
dc.date.available |
2022-12-08T16:36:14Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242511 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e
Transexuais (PNSILGBT) e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia
(DCN) congregam diretrizes e estratégias importantes para formação do cirurgiãodentista. A formação profissional a partir do pilar o ensino-aprendizagem-vivência,
definida por Finkler et al (2010) acontece pautada tanto no currículo formal, quanto
no currículo oculto e paralelo. Objetivo: Analisar a percepção de graduandos do
curso de graduação em Odontologia no processo formativo quanto a percepção
entre acolher e suportar o paciente, e a experiência clínica adquirida durante a
formação - e como o currículo do curso impacta nesse processo – ou através de
outros meios. Método: Foi executada com graduandos do curso de Odontologia da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma pesquisa qualitativa
exploratória, síncrona e virtual por meio de grupos focais online (GFO), seguindo o
modelo proposto por Fricker (2012). Resultado: A partir da análise dos grupos,
identificou-se três núcleos de sentido: “Vou usar o máximo do que eu aprendi sem
ser questão curricular”; “Acolher é diferente de suportar”; e “Eu não tenho
experiência nisso, as únicas coisas que eu vejo, às vezes, são no Instagram”. Dessa
forma, questões como a abordagem preconceituosa quanto a temática por meio dos
discentes; a associação da população LGBTI+ com doenças infectocontagiosas,
como o HIV; e algumas questões de gênero, raça/cor e sexo que atravessam todas
as outras questões anteriores, foram as mais frequentes durante a análise.
Conclusão: Em ambos os grupos, o ensino de saúde LGBTI+ no curso é escasso e
ineficiente. Observa-se um despreparo tanto dos discentes, quanto dos docentes na
abordagem das questões de gênero e sexualidade, o que impacta no acolhimento,
entendimento e atendimento dessa população. Além disso, a qualidade generalista,
humanista, crítica e reflexiva do profissional formado pautado em princípios éticos e
legais propostos pelas DCNs, conflitam com a urgência da necessidade em incluir
no currículo temáticas sensíveis à população LGBTI+. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The National Policy on Comprehensive Health for Lesbians, Gays, Bisexuals,
Transvestites, and Transsexuals (PNSILGBT) and the National Curriculum
Guidelines for Dentistry (DCN) bring together meaningful guidelines and strategies
for training dental surgeons. Professional training based on the teaching-learningexperience pillar, defined by Finkler et al. (2010), is based on the formal, the hidden
and the parallel curriculum. Objective: To analyze the perception of graduate
students of the undergraduate course in Dentistry in the training process regarding
the perception between welcoming and supporting the patient, and the clinical
experience acquired during training - and how the course curriculum impacts this
process - or through other means. Method: An exploratory, synchronous and virtual
qualitative research was carried out with undergraduate students of the Dentistry
course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) through online focus
groups (OFM), following the model proposed by Fricker (2012). Result: From the
analysis of the groups, three cores of meaning were identified: “I'm going to use as
much of what I've learned without being a curricular issue”; “Welcoming is different
from enduring”; and “I have no experience in this, the only things I sometimes see
are on Instagram,In this way, there is issues that prejudiced the approach to the
theme through the students; the association of the LGBTI+ population with infectious
diseases, such as HIV; and some questions of gender, race/color, and sex that cross
all the other previous questions, they were the most frequent during the analysis.
Conclusion: In both groups, LGBTI+ health teaching in the course is scarce and
inefficient. There is an unpreparedness of both students and professors in dealing
with gender and sexuality issues, which impacts the reception, understanding, and
care of LGBTI+ population. In addition, the generalist, humanist, critical and reflective
quality of trained professionals based on ethical and legal principles proposed by the
DCNs, conflict with the urgent need to include themes sensitive to the LGBTI+
population in the curriculum. |
pt_BR |
dc.format.extent |
51 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Odontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e saúde |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTI+ |
pt_BR |
dc.title |
Ensino em Odontologia e o cuidado à saúde de pessoas LGBTI+ |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Junior, João Batista de Oliveira |
|