Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico

DSpace Repository

A- A A+

Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico

Show full item record

Title: Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico
Author: Ronzani, Filipe Gonçalves
Abstract: A repetição espaçada (spaced repetition - SR) é uma técnica que baseia-se em evidências científicas com utilidade prática para a memorização e a manutenção a longo prazo das informações aprendidas, utilizando os efeitos psicológicos conhecidos de espaçamento (spacing effect), de teste (testing effect) e lembrança ativa (active recall). Dado que os recursos tecnológicos entremeiam os ambientes de ensino atualmente, é imprescindível que estudantes e professores tenham acesso e conheçam métodos de aprendizado baseado em evidências, como é o caso do estudo baseado em repetição espaçada. A partir dessa difusão de conhecimento, seria possível buscar estratégias de estudo que visem a concepção de aprendizado a longo prazo e melhores ferramentas de ensino, a fim de assimilar maiores quantidades de conhecimento e de mantê-los por mais tempo na memória humana.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242483
Date: 2022-12-02


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC [Filipe_Ronzani].pdf 418.5Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar