Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico
Show full item record
Title:
|
Como não esquecer? O uso da repetição espaçada na manutenção do conhecimento médico |
Author:
|
Ronzani, Filipe Gonçalves
|
Abstract:
|
A repetição espaçada (spaced repetition - SR) é uma técnica que baseia-se em
evidências científicas com utilidade prática para a memorização e a manutenção a longo prazo
das informações aprendidas, utilizando os efeitos psicológicos conhecidos de espaçamento
(spacing effect), de teste (testing effect) e lembrança ativa (active recall). Dado que os
recursos tecnológicos entremeiam os ambientes de ensino atualmente, é imprescindível que
estudantes e professores tenham acesso e conheçam métodos de aprendizado baseado em
evidências, como é o caso do estudo baseado em repetição espaçada. A partir dessa difusão de
conhecimento, seria possível buscar estratégias de estudo que visem a concepção de
aprendizado a longo prazo e melhores ferramentas de ensino, a fim de assimilar maiores
quantidades de conhecimento e de mantê-los por mais tempo na memória humana. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242483
|
Date:
|
2022-12-02 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar