Formação e vida: transfiguração e estéticas do viver

DSpace Repository

A- A A+

Formação e vida: transfiguração e estéticas do viver

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Hardt, Lúcia Schneider
dc.contributor.author Silva, Carolina Votto
dc.date.accessioned 2022-10-21T17:01:45Z
dc.date.available 2022-10-21T17:01:45Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 378612
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241014
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
dc.description.abstract O processo investigativo intitulado Formação e vida: transfiguração e estéticas do viver, tem como escopo problematizar o conceito de transfiguração nietzschiano à luz da importância da arte para o processo formativo humano. Esse ideário artístico permite pensarmos a possiblidade de habitar uma sociedade constituída sob os pilares de uma conduta ético-estética, científica e humanística. Para isso, nos propomos a investigar o conceito de transfiguração no contexto greco, cristão e moderno; na existência transfigurada de Lou Salomé e Virgínia Woolf, por conseguinte nas estéticas do viver. Nessa esteira e no auge do pensamento moderno-científico em pleno século XIX, Nietzsche reascende as concepções autoformativas gregas, aborda o valor da existência para o campo do pensamento filosófico, assim como a importância de refletirmos uma educação que valorize uma estilística da existência. Por conseguinte, destacamos a interpretação contemporânea da arte de viver elaborada pelo filósofo francês Michel Foucault acerca dos ideários gregos como a paraskeuazô (preparação para a vida) estóica, etopoiesis (arte de viver) e o hypomnémata (escrita de si).
dc.description.abstract Abstract: The investigative process entitled life formation: transfiguration and Aesthetics of Living, aims to problematize the Nietzschean concept of transfiguration in the light of the importance of art for the human formative process. This artistic ideology allows us to think about the possibility of inhabiting a society constituted under the pillars of an ethical-aesthetic, scientific and humanistic conduct. For this, we propose to investigate the concept of transfiguration in the Greek, Christian and modern context; in the transfigured existence of Lou Salomé and Virginia Woolf, therefore in the aesthetics of living. In this wake and at the height of modern-scientific thinking in the mid-nineteenth century, Nietzsche resurrects Greek self-formative conceptions, addresses the value of existence for the field of philosophical thought, as well as the importance of reflecting an education that values a stylistics of existence. Therefore, we highlight the contemporary interpretation of the art of living elaborated by the French philosopher Michel Foucault about Greek ideas such as the stoic paraskeuazô (preparation for life), etopoiesis (art of living) and the hypomnemata (writing of the self). en
dc.format.extent 120 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Arte na educação
dc.subject.classification Vida
dc.subject.classification Estética
dc.title Formação e vida: transfiguração e estéticas do viver
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1656-T.pdf 3.201Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar