O podcast em sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa

DSpace Repository

A- A A+

O podcast em sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa

Show full item record

Title: O podcast em sala de aula: oralidade, escrita e tecnologia nas aulas de Língua Portuguesa
Author: Oss-Emer, Michelli Marchi
Abstract: Esta dissertação é o relato de uma pesquisa-ação que teve como objetivo geral propor e desenvolver uma elaboração didática de ensino e aprendizagem de práticas orais e letradas por meio do uso do podcast com os alunos do oitavo ano de uma escola da rede municipal do município de Blumenau, no componente curricular Língua Portuguesa, para ampliar o domínio das práticas de linguagem desses alunos. Foram objetivos específicos da pesquisa: a) discutir o uso das TICE (Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão) em sala de aula, especialmente o podcast como recurso tecnológico no trabalho com oralidade e escrita; b) propor e desenvolver a elaboração didática de modo a proporcionar aos alunos contato com diferentes podcasts (noticiosos, educacionais, científicos, humorísticos e literários); c) realizar a produção de podcasts durante as aulas de Língua Portuguesa, desde a escrita do roteiro, a pesquisa e produção escrita até a gravação oral, edição e divulgação dos episódios; d) avaliar a elaboração didática realizada. Teoricamente, Geraldi, Brito e Rodrigues direcionaram o pensamento acerca do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Marcuschi, acerca da oralidade. As ideias do Círculo de Bakhtin norteiam a concepção de linguagem, enunciado, sujeito e gêneros do discurso adotadas. Nos aspectos tecnológicos, destacamos o conceito de podcast como uma tecnologia da oralidade apresentado por Freire. Para alcançar os objetivos foi desenvolvida uma proposta de elaboração didática ao longo de 39 aulas, onde ao final das atividades, os estudantes produziram seu próprio podcast. Os resultados apontam para uma contribuição significativa do trabalho com podcast na ampliação das práticas de linguagem dos alunos, proporcionando o desenvolvimento da oralidade permeado pela utilização da tecnologia em sala de aula.Abstract: This dissertation is the description of an action research that had as general objective propose and develop a didactic elaboration of teaching and learning of oral and literate practices by the use of the podcast with the eighth grade students of a municipal school in Blumenau, in Portuguese Language classes, to expand the language practices of these students. The specific objectives of the research were: a) to discuss the use of TICE (Digital Information, Communication and Expression Technologies) in the classroom, especially the podcast as a technological resource in working with orality and writing; b) propose and develop the didactic elaboration in order to provide students with contact with different podcasts (news, educational, scientific, humorous and literary); c) create podcasts during Portuguese language classes, from script writing, research and written production to oral recording, editing and publication of episodes; d) evaluate the didactic elaboration. Theoretically, Geraldi, Brito and Rodrigues directed the thinking about teaching and learning Portuguese and Marcuschi, about orality. The ideas of the Bakhtin Circle guide the conception of language, enunciation, subject and discourse genres adopted. In the technological aspects, we highlight the concept of podcast as an orality technology presented by Freire. To achieve the objectives, a didactic proposal was developed over 39 classes, where at the end of the activities, the students produced their own podcast. The results point to a significant contribution of podcast work in expanding students' language practices, providing the development of orality permeated by the use of technology in classes.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241001
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0053-D.pdf 2.467Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar