dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Otto, Clarícia |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Marlise Medeiros |
|
dc.date.accessioned |
2022-10-21T16:51:42Z |
|
dc.date.available |
2022-10-21T16:51:42Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.other |
378297 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240895 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa se situa no âmbito da educação da infância nos Centros de Bem-Estar do Menor (CEBEMs), em Tubarão (SC), entre 1970 e 1990, com foco nas memórias acerca das ações educativas mobilizadas nesses Centros. No Brasil, os CEBEMs surgem a partir de 1964 com a Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor (FUNABEM), período em que passam a ser instituídas políticas públicas de Bem-Estar do Menor. A metodologia está centrada nos pressupostos da pesquisa com fontes orais, tendo sido realizadas doze entrevistas, gravadas e transcritas em 242 páginas. As doze mulheres entrevistadas, com idade entre 52 e 64 anos, iniciaram a vida profissional nos CEBEMs quando tinham entre 15 e 23 anos de idade. Desde os primeiros tempos de atuação nos CEBEMs, embora sendo monitoras, bolsistas e/ou estagiárias, também faziam as vezes de professoras. O principal enfoque foi compreender como as identidades profissionais docentes, individual e coletiva, foram constituindo-se, os sentidos atribuídos pelas entrevistadas às experiências vividas e a sua (re)significação no presente. As lentes teóricas são de Halbwachs (2006), no que se refere à memória coletiva; de Pollak (1889), quanto a relação entre memória e identidade; e das representações, na esteira de Pesavento (2014). No percurso e concomitantemente à produção das fontes orais, processo definido por Bosi (2016) de memória-trabalho, foram utilizados, como evocadores de lembranças, dois álbuns, com um total de 537 fotografias sobre as atividades desenvolvidas nos CEBEMs, datadas de 1980 a 1984. As fotografias apresentam cenas congeladas de representações de realidades que, segundo Kossoy (2014), são ?descongeladas? pela memória. Assim, o processo investigativo buscou capturar elementos das fotografias junto com as narrativas que se relacionassem às identidades docentes nos CEBEMs. Dentre os resultados estão os de que cada narrativa é permeada pela construção de uma memória individual e coletiva em um processo dialógico entre a pesquisadora e as entrevistadas. Nas narrativas, foram localizadas imbricações com as políticas públicas daquela época, as quais direcionavam a consolidação das estruturas físicas dos CEBEMs e a constituição de recursos humanos por meio de discursos de cunho assistencialista e permeados pela ideia do necessário amor às crianças atendidas nesses Centros. As representações do conjunto de fontes convergem na direção de a vida profissional docente ser regida pelo discurso de que se deveria fazer tudo por amor. Além dessas representações permearem as políticas de Bem-Estar do Menor no referido contexto, também estão presentes nas práticas de congregações religiosas que influenciaram na formação das professoras e na expansão da educação infantil pública no Sul catarinense. Além disso, no ato de rememoração ocorre certa (re)constituição identitária profissional, tanto individual quanto coletiva. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research is located in the scope of childhood education on the Child Welfare Centers (CEBEMs), in Tubarão (Santa Catarina, Brazil), between 1970 and 1990, with a focus on the memories about the educational actions mobilized in these Centers. In Brazil, CEBEMs emerged in 1964 with the National Foundation for the Welfare of Minors (FUNABEM), a period in which public policies for the Welfare of Minors began to be instituted. The methodology is centered on the assumptions of the research with oral sources, having been carried out twelve interviews, recorded and transcribed in 242 pages. The interviewees, aged between 52 and 64 years old, started working at CEBEMs when they were between 15 and 23 years old. The main objective was to understand how the teaching professional identities, individual and collective, were constituted, the meanings attributed by the interviewees to the lived experiences and their (re)signification in the present. The theoretical lenses are from Halbwachs (2006), with regard to collective memory; de Pollak (1889), regarding the relationship between memory and identity; and representations, in the wake of Pesavento (2014). Along the way and concomitantly with the production of oral sources, a process defined by Bosi (2016) of memory-work, two albums were used, with a total of 537 photographs on the activities carried out in the CEBEMs, dated from 1980 to 1984. The photographs present frozen scenes of representations of realities that, according to Kossoy (2014), are ?unfrozen? by memory. Thus, the investigative process sought to capture elements of the photographs along with the narratives that were related to teaching identities in the CEBEMs. Among the results are that each narrative is permeated by the construction of an individual and collective memory in a dialogic process between the researcher and the interviewees. In the narratives, overlaps with the public policies of that time were located, which directed the consolidation of the physical structures of the CEBEMs and the constitution of human resources through speeches of an assistentialist nature and permeated by the idea of the necessary love for the minors assisted in these Centers. The representations of the set of sources converge in the direction of the teaching professional life being governed by the discourse that one should do everything for love. In addition to these representations permeate the policies of Welfare of Minors in that context, they are also present in the practices of religious congregations that influenced the training of teachers and the expansion of public early childhood education in the south of Santa Catarina. Furthermore, in the act of remembrance there is a certain (re)constitution of professional identity, both individual and collective. |
en |
dc.format.extent |
186 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Educação |
|
dc.subject.classification |
Assistência a menores |
|
dc.subject.classification |
Professoras |
|
dc.subject.classification |
Identidade profissional |
|
dc.subject.classification |
Mulheres |
|
dc.title |
Memórias e identidades profissionais docentes: os Centros de Bem-Estar do Menor em Tubarão - SC (1970-1990) |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|