Sistema de mediação social assíncrona para o conhecimento da marca Banksy

DSpace Repository

A- A A+

Sistema de mediação social assíncrona para o conhecimento da marca Banksy

Show full item record

Title: Sistema de mediação social assíncrona para o conhecimento da marca Banksy
Author: Paixão, Cláudia Resem
Abstract: O nome Banksy é uma marca mundialmente reconhecida na produção de Arte Contemporânea. Atribuídas a uma pessoa que ainda é desconhecida atrás da marca de artista, suas obras apresentam críticas inteligentes sobre as inconsistências sociopolíticas da sociedade atual, questionando também a cultura de consumo e o mercado. Aliás, seu modo de atuação não é incomum porque, depois da segunda metade do século XX, artistas como Jean-Michel Basquiat (1960-1988) e outros participaram dessa tendência contemporânea de intervenções públicas no sistema de Arte. Mas, isso que começou casualmente foi caracterizado como tendência artística por recorrentes ações de intervenção direta na cena urbana, com performances, pichações e arte Grafite. Atualmente, o que inicialmente configurou uma tendência intervencionista, pode ser definida como estratégia de gestão e comunicação, visando o conhecimento público e a construção da marca artística. Neste estudo, a comunicação da marca Banksy é descrita, interpretada e indicada como benchmark, por ser o caso mais atual e exemplar de sucesso cultural, comercial e financeiro, baseado no uso de intervenções artísticas, nos contextos socioinstitucional e comercial de Arte. Observa-se que sua estratégia de comunicação da marca foi progressivamente construída no processo de atuação e institucionalização da produção no ?Mundo-Arte?, expressão que reúne instituições, eventos, obras e informações ou notícias especializadas sobre a cultura e o mercado de Arte. A principal diferença é que, comumente, no âmbito da economia tradicional das obras de arte, ocorre um movimento ?de dentro para fora?, sendo que, primeiramente, as obras são integradas em acervos de galerias ou participam de exposições oficiais e, em seguida, são apresentadas ao público. Mas, na estratégia da marca Banksy, que é baseada em intervenções públicas, o movimento de inserção ocorre ?de fora para dentro?, ou seja, das ruas para os espaços institucionais e comerciais de Arte. Este estudo é caracterizado como pesquisa aplicada e propõe um ?framework conceitual? do sistema de mediação assíncrona de construção e comunicação para o conhecimento público, institucional e comercial da marca artística Banksy. A proposta aqui apresentada foi desenvolvida a partir de uma etapa inicial de pesquisa descritiva e qualitativa que, de modo sistemático, descreve, interpreta e estrutura a cultura e a comunicação da marca artística Banksy, como caso mais atual e exemplar de estratégia baseada em intervenção no sistema de Arte. Neste estudo são apresentadas duas versões gráficas do sistema mediador em estudo. A primeira foi realizada como proposta preliminar para ser avaliada por quatro especialistas e a versão final decorreu das mudanças realizadas de acordo com a avaliação especializada. Considera-se que a versão final aparenta ser mais dinâmica, esteticamente mais contemporânea e tecnicamente mais profissional.Abstract: The name Banksy is a globally recognized brand in the production of Contemporary Art. Attributed to a person who is still unknown behind the artist's brand, his works present intelligent critiques of the socio-political inconsistencies of today's society, also questioning consumer culture and the market. In fact, his way of acting is not uncommon because, after the second half of the 20th century, artists such as Jean-Michel Basquiat (1960-1988) and others, participated in this contemporary trend of public interventions in the art system. But what started casually was characterized as an artistic trend by recurring actions of direct intervention in the urban scene, with performances, graffiti and street art. Currently, what initially configured an interventionist tendency can actually be defined as a management and communication strategy, aiming the public knowledge and the construction of the artistic brand. In this study, the Banksy brand communication is described, interpreted and indicated as a benchmark, as it is the most current and exemplary case of cultural, commercial and financial success, based on the use of artistic interventions, in the socio-institutional and commercial contexts of Art. It is observed that its brand communication strategy was progressively built in the process of acting and institutionalizing the production in ?Art-World?, an expression that brings together institutions, events, works and specialized information or news about the culture and the art market. The main difference is that, commonly, within the scope of the traditional economy of works of art, there is an ?inside-out? movement, where, first, the works are integrated into gallery collections or participate in official exhibitions and then, are presented to the public. But, in the Banksy brand strategy, which is based on public interventions, the insertion movement occurs ?from the outside to the inside?, that is, from the streets to the institutional and commercial spaces of Art. This study is characterized as applied research and proposes a ?conceptual framework? of the asynchronous mediation system of construction and communication for public, institutional and commercial knowledge of the Banksy artistic brand. The proposal presented here was developed from an initial stage of descriptive and qualitative research that, in a systematic way, describes, interprets and structures the culture and communication of the artistic brand Banksy, as the most current and exemplary case of a strategy based on intervention in the art system. In this study, two graphic versions of the mediator system under study are presented. The first was made as a preliminary proposal to be evaluated by four specialists and the final version resulted from the changes made according to the specialized evaluation. The final version is considered to be more dynamic, aesthetically more contemporary and technically more professional.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240860
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0723-T.pdf 9.260Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar