Qiskit: aprendendo a programar computadores quânticos

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Qiskit: aprendendo a programar computadores quânticos

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Title: Qiskit: aprendendo a programar computadores quânticos
Author: Carneiro, Gabriel Medeiros Lopes
Abstract: A bolsa de iniciação científica teve como foco de estudo computação quântica. Durante o período, duas linguagens de programação quântica foram estudadas, sendo elas Qiskit e Ket. Além disso, os principais algoritmos quânticos foram vistos, como, por exemplo, o algoritmo de busca de Grover, a estimativa de fase, busca de ordem, entre outros. Com os conhecimentos adquiridos também foi possível participar de um projeto de extensão relacionado a um simulador quântico. Inicialmente, foi planejado utilizar o material didático fornecido pelo Qiskit para o aprendizado de conceitos básicos. Com o decorrer dos estudos, alguns problemas foram identificados. O primeiro foi referente aos cursos introdutórios, os quais não apresentavam aprofundamento necessário para se compreender os assuntos, em geral, faltavam mais explicações sobre conceitos físicos e matemáticos por trás. Isso se deve ao fato da ferramenta ser de código aberto e possuir uma comunidade muito ativa, recebendo várias alterações e melhorias com frequência. Além disso, por se tratar de uma tecnologia relativamente nova e devido a essas frequentes atualizações, a ferramenta não possui um longo período de estabilidade entre versões, algo que torna códigos obsoletos rapidamente. Após os problemas enfrentados com o material do Qiskit, passou-se a usar[POLLACHINI, 2018] como fonte de estudos. Após consolidar uma base suficientemente forte com a leitura de[POLLACHINI, 2018], os livros[NIELSEN; CHUANG, 2010; WONG, 2022] foram usados para aprofundar o conhecimento em tópicos mais avançados. A linguagem Ket também passou a ser usada juntamente com Qiskit. Essa linguagem fornece uma grande facilidade na implementação de portas lógicas quânticas, principalmente nas controladas. Fazendo uma comparação com o Qiskit, ela é mais estável, porém não possui tantos recursos, visto que apenas o criador desenvolve a linguagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239663
Date: 2022


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