Projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância
Author:
Martins, Karolina Agapito
Abstract:
A pesquisa tinha como objetivo avaliar as contribuições do uso do jogo Sensidex para a melhoria do controle inibitório e regulação emocional de crianças inseridas no contexto escolar. Para tanto, realizou-se intervenções com o uso do jogo digital Sensidex como quatro turmas do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A intervenção baseou-se no uso de jogos cognitivos eletrônicos visando operar as competências emocionais na infância. Os jogos cognitivos caracterizam-se por trabalhar os aspectos cognitivos que, se configura como um processo mental onde é responsável por gerenciar as informações através da aprendizagem. As intervenções foram realizadas através de três grupos de aproximadamente vinte crianças. A pesquisa tem caráter descritivo principalmente, pois possui levantamento de dados tornando-a uma abordagem qualitativa e quantitativa. Destacam-se como procedimentos metodológicos a aplicação de entrevistas estruturadas sobre os acessos às tecnologias e aos jogos digitais de cada criança; aplicação do jogo teste em computadores e uma avaliação do jogo digital após a aplicação. Os resultados revelaram que boa aceitação do jogo pelas crianças que reconheceram aprender mais sobre as emoções ao interagir com o jogo. Assim, observa-se potencial para que o jogo possa ser utilizado no contexto escolar para contribuir com a melhoria da competência emocional das crianças.
Description:
Vídeo do projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância, apresentado para o 32º Seminário IC Online, em 2022.