Projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância

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Projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine
dc.contributor.author Martins, Karolina Agapito
dc.date.accessioned 2022-09-16T16:16:07Z
dc.date.available 2022-09-16T16:16:07Z
dc.date.issued 2022-09-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239612
dc.description Vídeo do projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância, apresentado para o 32º Seminário IC Online, em 2022. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa tinha como objetivo avaliar as contribuições do uso do jogo Sensidex para a melhoria do controle inibitório e regulação emocional de crianças inseridas no contexto escolar. Para tanto, realizou-se intervenções com o uso do jogo digital Sensidex como quatro turmas do Ensino Fundamental I do Colégio de Aplicação, na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. A intervenção baseou-se no uso de jogos cognitivos eletrônicos visando operar as competências emocionais na infância. Os jogos cognitivos caracterizam-se por trabalhar os aspectos cognitivos que, se configura como um processo mental onde é responsável por gerenciar as informações através da aprendizagem. As intervenções foram realizadas através de três grupos de aproximadamente vinte crianças. A pesquisa tem caráter descritivo principalmente, pois possui levantamento de dados tornando-a uma abordagem qualitativa e quantitativa. Destacam-se como procedimentos metodológicos a aplicação de entrevistas estruturadas sobre os acessos às tecnologias e aos jogos digitais de cada criança; aplicação do jogo teste em computadores e uma avaliação do jogo digital após a aplicação. Os resultados revelaram que boa aceitação do jogo pelas crianças que reconheceram aprender mais sobre as emoções ao interagir com o jogo. Assim, observa-se potencial para que o jogo possa ser utilizado no contexto escolar para contribuir com a melhoria da competência emocional das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Jogos cognitivos eletrônicos pt_BR
dc.subject Competências emocionais pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Projeto Sensidex: avaliação de um jogo digital para trabalhar as competências emocionais na infância pt_BR
dc.type Video pt_BR


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