OLEDs utilizando complexos de cobre como material emissor
Author:
Andrade, Tales Oliveira Santos
Abstract:
O estudo dos fenômenos fotofísicos é, para além de fascinante, algo extremamente útil e aplicável, tanto para atividades cotidianas quanto para indústria. Desta forma, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias emissoras de luz - tal como LEDs (Diodos emissores de luz) e OLEDs (diodos orgânicos emissores de luz) – tem como o objetivo tornar estas mesmas mais baratas e eficientes. Esse é o interesse da eletrônica orgânica, assim como forma de escapar do tradicional uso de metais pesados como o irídio e a platina no desenvolvimento de seus dispositivos OLEDs, o cobre como material emissor, surge como uma alternativa viável, sendo o mesmo mais barato e abundante. Este vídeo irá abordar os fenômenos luminosos envolvidos no funcionamento de OLEDs que usam complexos de cobre como material emissor, assim como o funcionamento de dispositivos OLEDs e suas aplicações. Para realizar essa pesquisa foi usado como base de estudo o livro “Molecular Fluorescence: Principles and Applications” de Bernard Valeur, 2° Ed., Wiley, 2012, Cap1 – Cap3.
Observação: importante ressaltar que este trabalho de conclusão foi realizado pelo bolsista substituto cuja participação só teve vigência durante o período de 4 meses, e devido a não colaboração do aluno de iniciação científica que começou o trabalho o substituto teve de retomar do princípio todos os trabalhos de pesquisa em um curto espaço de tempo.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Departamento de Física.