Abstract:
|
O conhecimento dos fundamentos e princípios básicos da computação tem se tornado cada vez mais importante para que um profissional possa exercer sua atividade de forma plena atualmente, independentemente da sua área de atuação. Entretanto, o ensino de computação nas escolas, quando realizado, não tem sido focado no desenvolvimento do pensamento computacional, mas somente abrangendo de forma superficial o uso instrumental da computação. Nesse sentido, diversas iniciativas têm proposto o ensino do pensamento computacional desde o Ensino Fundamental, utilizando ferramentas como o App Inventor, que permite o desenvolvimento facilitado de aplicativos móveis por meio de uma linguagem de programação visual baseada em blocos.
No ensino do pensamento computacional nas escolas, tipicamente são realizados trabalhos práticos nos quais os alunos realizam programação de softwares. Esses programas precisam ser, então, avaliados em relação à extensão na qual atingiram os objetivos pedagógicos e também em relação a outros aspectos como: fundamentos de algoritmos, uso de variáveis, controle de fluxo, modularização de tarefas complexas, etc. A ferramenta CodeMaster, atualmente em desenvolvimento no grupo de pesquisas GQS/INCoD/UFSC, fornece um apoio à avaliação de alguns desses aspectos do pensamento computacional de forma automatizada em projetos desenvolvidos com App Inventor. No entanto, atualmente a ferramenta não abrange uma avaliação consolidada de diversos projetos, de maneira a fornecer resultados agregados para professores e pesquisadores.
Assim, no presente projeto, visa-se desenvolver sistematicamente um módulo de avaliação agregada de aspectos do pensamento computacional, utilizando técnicas estatísticas, para geração automática dos resultados de avaliações de projetos desenvolvidos com App Inventor. O módulo será integrado à ferramenta CodeMaster, permitindo que professores e pesquisadores possam obter resultados consolidados dos projetos avaliados por meio da ferramenta.
Visa-se por meio deste projeto a formação e inserção do bolsista nessa área de pesquisa no GQS/INCoD/UFSC em conjunto com outros alunos tanto de nível de graduação quanto de pós-graduação. O projeto irá, assim, executar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que irão suportar o processo de avaliação de aspectos do pensamento computacional, tendo assim potencial inovador e aplicação imediata no setor produtivo. |