Linguista Exu e não binariedade: desestabilizações de gênero na língua

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Linguista Exu e não binariedade: desestabilizações de gênero na língua

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Title: Linguista Exu e não binariedade: desestabilizações de gênero na língua
Author: Pedrotti, Alline de Souza
Abstract: Este trabalho propõe uma reflexão acerca das categorizações ficcionais da língua (MAKONI; PENNYCOOK [2005] 2015) – partindo da observação crítica sobre as discursivizações que a lógica missionária cristã elaborava sobre as línguas dos povos originários brasileiros e africanos (SEVERO, 2018) – no que tange à generificação e à binarização de gênero. Relembro algumas problemáticas da lógica pretensamente universalizante de categorizações gramaticais e do seu uso descontextualizado. Direciono as atenções para as possibilidades abarcadas na linguagem pela filosofia exusíaca, e articulo, para tanto, entre outros saberes afro-diaspóricos, a gramática dos tambores (SIMAS; RUFINO, 2018), a pedagogia das encruzilhadas (RUFINO, 2019) e o conceito de senioridade (OYĚWÙMÍ, [1997] 2021), com o desejo de compreender de que modos essas perspectivas se aprochegam ao reconhecimento da diversidade linguística e endossam a linguagem não binária. Apresento, também, uma elaboração crítica acerca das tentativas, por parte de apoiadores do governo federal e de governos locais vigentes, de proibir as manifestações da linguagem não binária nos ambientes escolares, a fim de incentivar a reflexão acerca dos impactos que tal proibição tem sobre as pessoas não bináries1 e seus discursos de vida.This work aims to promote a reflection on the fictional categories of language (MAKONI; PENNYCOOK [2005] 2015) – critically addressing, at first, the missionary discourses about African and indigenous languages in colonial era (SEVERO, 2018) – regarding gendering and non-binary language. Also brings up the issue of universalizing and decontextualizing standard grammar categories, approaching the possibilities offered by Eshu philosophy in language, articulating afrodiasporic knowledge such as gramática dos tambores (SIMAS; RUFINO, 2018), pedagogy of the crossroads (RUFINO, 2019) and the concept of seniority (OYĚWÙMÍ, [1997] 2021). The intention is to comprehend how these perspectives get closer to a full recognition of linguistic diversity and endorse non-binary language. The discussion moves toward a critical elaboration about the attempts by supporters of the federal government and current local governments to prohibit the manifestations of non-binary language in school environments, in order to encourage the reflection on the impacts that such prohibition has on non-binary people and on their discourses about life.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238097
Date: 2022-07-12


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