Title: | Trajetória acadêmica de estudantes universitários quilombolas do Morro do Fortunato |
Author: | Machado, Geovana Oliveira |
Abstract: |
Ingressar no ensino superior nem sempre é mil maravilhas. O estudante se depara com uma imensa gama de conhecimentos para discernir após sua saída do ensino médio. Este conjunto de conhecimentos vai além da sala de aula, atravessando paradigmas que não são notórios no período que antecede o início da vivência acadêmica. Desta forma, é necessário reconhecer que a desigualdade social, reflete em diversas áreas, e uma delas é na educação, tendo em vista que nem todas as pessoas tiveram a mesma qualidade de aprendizado durante sua vida. Por isso, o propósito deste estudo é compreender a trajetória acadêmica de estudantes universitários quilombolas do Morro do Fortunato. Para isso, os objetivos específicos foram: a) verificar perfil dos estudantes quilombolas; b) Descrever as características acadêmicas dos entrevistados; e c) Identificar facilidades e dificuldades na trajetória dos estudantes quilombolas. Este estudo se enquadra como uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, na qual foi utilizado como ferramenta de coleta de dados um questionário para obtenção de dados. Assim foi possível identificar o quanto as ações afirmativas, políticas de cotas e auxílios são cada dia mais necessários na caminhada acadêmica desses estudantes. To join in superior education isn’t always amazing. The student come across with a lot of knowledge to discern after finished their medium education. This set of knowledge goes beyond the class, crossing established models that passing unseen before the begin of academic life. Therefore, recognize that the social inequality reflects in many areas is necessary. One of this areas is the education, since that there are a lot of people that had a poor education comparing with others. For this reason, the propose of this study is to understand the academic journey of quilombola university students for the Fortunato’s Hill. To this end, the specific goals were: a) verify the quilombola students profile; b) describe the academic characteristics of the surveyed; and c) identify facilities and difficulties in the academic journey of the quilombola students. This study is a descriptive search, qualitative and quantitative, which was use a survey as tool to obtain of data. Thus, it was possible to identify how affirmative actions like quote’s politic and assistance are very important in the academic way of this students. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237274 |
Date: | 2022-07-20 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC - GEOVANA OLIVEIRA MACHADO.pdf | 5.980Mb |
View/ |