Trajetória acadêmica de estudantes universitários quilombolas do Morro do Fortunato
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
|
dc.contributor.author |
Machado, Geovana Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-28T13:21:04Z |
|
dc.date.available |
2022-07-28T13:21:04Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237274 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ingressar no ensino superior nem sempre é mil maravilhas. O estudante se depara
com uma imensa gama de conhecimentos para discernir após sua saída do ensino
médio. Este conjunto de conhecimentos vai além da sala de aula, atravessando
paradigmas que não são notórios no período que antecede o início da vivência
acadêmica. Desta forma, é necessário reconhecer que a desigualdade social, reflete
em diversas áreas, e uma delas é na educação, tendo em vista que nem todas as
pessoas tiveram a mesma qualidade de aprendizado durante sua vida. Por isso, o
propósito deste estudo é compreender a trajetória acadêmica de estudantes
universitários quilombolas do Morro do Fortunato. Para isso, os objetivos específicos
foram: a) verificar perfil dos estudantes quilombolas; b) Descrever as características
acadêmicas dos entrevistados; e c) Identificar facilidades e dificuldades na trajetória
dos estudantes quilombolas. Este estudo se enquadra como uma pesquisa
descritiva, qualitativa e quantitativa, na qual foi utilizado como ferramenta de coleta
de dados um questionário para obtenção de dados. Assim foi possível identificar o
quanto as ações afirmativas, políticas de cotas e auxílios são cada dia mais
necessários na caminhada acadêmica desses estudantes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
To join in superior education isn’t always amazing. The student come across with a
lot of knowledge to discern after finished their medium education. This set of
knowledge goes beyond the class, crossing established models that passing unseen
before the begin of academic life. Therefore, recognize that the social inequality
reflects in many areas is necessary. One of this areas is the education, since that
there are a lot of people that had a poor education comparing with others. For this
reason, the propose of this study is to understand the academic journey of
quilombola university students for the Fortunato’s Hill. To this end, the specific goals
were: a) verify the quilombola students profile; b) describe the academic
characteristics of the surveyed; and c) identify facilities and difficulties in the
academic journey of the quilombola students. This study is a descriptive search,
qualitative and quantitative, which was use a survey as tool to obtain of data. Thus, it
was possible to identify how affirmative actions like quote’s politic and assistance are
very important in the academic way of this students. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Vida acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão |
pt_BR |
dc.subject |
Cotas sociais e raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola |
pt_BR |
dc.title |
Trajetória acadêmica de estudantes universitários quilombolas do Morro do Fortunato |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar