Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização

Mostrar registro completo

Título: Aprendizagem interorganizacional: a organização como aprendiz de uma rede, da extensão à internalização
Autor: Zandavalli, Carla
Resumo: Os desafios externos têm provocado as organizações a repensarem sobre suas formas de aprender, motivando-as a buscar novos conhecimentos além das suas fronteiras organizacionais. Nesse sentido, a procura por diferentes formas de relacionamentos interorganizacionais vem se apresentando como estratégia viável para o enfrentamento de mudanças constantes nesses ambientes. Essas relações podem ser estabelecidas por meio de redes interorganizacionais. As redes interorganizacionais são definidas como uma rede de laços complexos que pode servir como um canal por onde fluem informações, conhecimento e ideias, tornando-se uma arena para aprendizagem entre as organizações. A aprendizagem que ocorre por meio de redes interorganizacionais pode ser chamada de aprendizagem interorganizacional (AIO). A AIO é um processo, no qual uma organização a partir da interação e contato com as experiências de outras organizações adquire novos conhecimentos e habilidades que são incorporados em seus sistemas, estruturas e/ou rotinas organizacionais. Nesse processo de aprendizagem existem dinâmicas que ocorrem no ambiente organizacional e no ambiente interorganizacional (rede), pouco estudado na literatura e que podem auxiliar no processo de gerenciamento da AIO interativa. Nesse sentido, a presente pesquisa propõe-se a compreender como as dinâmicas de extensão, interação e internalização da aprendizagem interorganizacional ocorrem em organizações inseridas na mesma rede interorganizacional. Para isso, a pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa em um estudo de caso de uma rede interorganizacional. A coleta de dados ocorreu a partir de dez entrevistas semiestruturadas com os representantes institucionais (da organização), documentos (públicos e privados) e a observação do pesquisador em encontros da rede. Os dados foram analisados a partir da análise temática que resultou em um total de cinco temas, trinta e oito categorias e oitenta e quatro códigos dedutivos e indutivos. Os principais resultados da pesquisa sinalizam que as dinâmicas são interdependentes, ou seja, dependem da anterior para ocorrerem. A dinâmica de extensão traz o nível organizacional em voga e as ações que englobam a abertura e preparação para a organização participar da rede. A dinâmica de interação traz o nível interorganizacional (a rede), no qual as organizações interagem e compartilham conhecimentos. Por fim, a dinâmica de internalização, que se volta para o nível organizacional novamente, traz o desafio de absorver e realizar o processo de mudança para aplicar o novo conhecimento na organização-aprendiz. Entre as principais contribuições podem-se destacar: a compreensão do fluxo da AIO, desde uma informação ou conhecimento restrito a uma organização até o conhecimento novo aplicado em outra organização, que perpassam pelas três dinâmicas; as conexões entre os ambientes intra e inter, na perspectiva multinível; e os fatores e mecanismos que influenciam as dinâmicas da AIO. Essas contribuições auxiliam tanto na criação de redes para AIO como no aprimoramento de redes já existentes. Sugere-se como pesquisas futuras: comparar redes de aprendizagem a partir das dinâmicas de AIO apresentadas neste estudo; aprofundar estudos sobre a influência da capacidade absortiva, da organização-aprendiz, no processo de AIO; estudos que abranjam as questões relativas à explotação e exploração em processos de AIO e suas dinâmicas.Abstract: External challenges have caused organizations to rethink their ways of learning, motivating them to seek new knowledge beyond their organizational boundaries. In this sense, the search for different forms of interorganizational relationships has been presented as a viable strategy to face constant changes in these environments. These relationships can be established through inter-organizational networks. Interorganizational networks are defined as a network of complex ties that can serve as a channel through which information, knowledge and ideas flow, becoming an arena for learning between organizations. Learning that occurs through interorganizational networks can be called interorganizational learning (AIO). AIO is a process in which an organization, through interaction and contact with the experiences of other organizations, acquires new knowledge and skills that are incorporated into its systems, structures and/or organizational routines. In this learning process, there are dynamics that occur in the organizational environment and in the interorganizational environment (network), little studied in the literature and that can help in the management process of interactive AIO. In this sense, the present research proposes to understand how the dynamics of extension, interaction and internalization of interorganizational learning occur in organizations inserted in the same interorganizational network. For this, the research uses a qualitative approach in a case study of an interorganizational network. Data collection took place from ten semi-structured interviews with institutional representatives (of the organization), documents (public and private) and the researcher's observation in network meetings. Data were analyzed using thematic analysis, which resulted in a total of five themes, thirty-eight categories and eighty-four deductive and inductive codes. The main results of the research indicate that the dynamics are interdependent, that is, they depend on the previous one to occur. The extension dynamics brings the organizational level in vogue and the actions that encompass the opening and preparation for the organization to participate in the network. The dynamics of interaction bring the interorganizational level (the network), in which organizations interact and share knowledge. Finally, the dynamics of internalization, which is applied again at the organizational level, brings the challenge of absorbing and carrying out the process of change to new knowledge in the apprentice-organization. Among the main contributions can be highlighted: the understanding of the flow of AIO, from information or knowledge restricted to an organization to new knowledge applied in other organizations, which permeate the three organizations; the connections between the intra and inter environments, in the multilevel perspective; and the e factors that are so powerful of AIO. These help both in creating contributions to AIO and in improving existing networks. It is suggested as future research: learning dynamics from a research in this study; to deepen studies on the influence of the absorptive capacity, of the apprentice-organization, in the AIO process; studies covering issues related to exploration and exploitation in AIO processes and their dynamics.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237183
Data: 2022


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEGC0720-T.pdf 2.351Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar