Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física

Mostrar registro completo

Título: Epistemologia sul-corpórea: por uma pedagogia decolonial em educação física
Autor: Pereira, Arliene Stephanie Menezes; Gomes, Daniel Pinto; do Carmo, Klertianny Teixeira
Resumo: Apresenta questões sociofilosóficas centrais sobre a existência incorporada, com o objetivo de ampliar o debate acerca da Epistemologia sul-corpórea, que se mostra como uma nova configuração epistêmica do corpo para a área da Educação Física. Realiza revisão bibliográfica em Boaventura de Sousa Santos e na perspectiva teórica da Modernidade/Colonialidade, com vistas a uma educação decolonial.Reflete concepções sobre corporeidade frente a necessidade de avançar na decolonização do imaginário corporal.Como resultados, aponta os desafios de (re)pensar outros horizontes do corpo por meio de uma pedagogia decolonial.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236696
Data: 2017-12-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
EPISTEMOLOGIA SUL-CORPOREA- POR UMA PEDAGOGIA.pdf 651.1Kb PDF Visualizar/Abrir Página 93

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar