FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

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FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

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Title: FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Author: Hack, Cássia
Abstract: Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física (PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES. Na perspectiva de contribuir na formação inicial de acadêmicos/as do Curso de EF a partir da inserção no chão da escola fez-se uma leitura dos dados da realidade, intentando a compreensão do fenômeno educacional em suas contradições e possíveis superações aproximar diálogos entre a Universidade e a Escola, elaborando e propondo um plano de ação, intervindo no âmbito das escolas-campo permeados pela relação dialética da reflexão. O PIDEF/PIBID/CAPES/UNIFAP desenvolve suas atividades em uma comunidade quilombola na Área de Preservação Ambiental do Curiaú e em duas escolas urbanas de Macapá/AP. Proporciona experiências teórico-metodológicas e práticas docentes que visam à superação de problemas identificados no processo de ensinoaprendizagem na disciplina de Educação Física e se desdobra para (i) contribuir na melhora da qualidade da disciplina de Educação Física na formação dos/as envolvidos/as bem como no chão das escolas-campo, fundamentada na perspectiva dialética entre as várias dimensões do processo formativo; (ii) desenvolver e apoiar atividades acadêmicas científicas e culturais nas escolas-campo; (iii) conhecer o papel da pesquisa no ambiente educativo como princípio metodológico de intervenção pedagógica; (iv) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia digital, da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensinoaprendizagem. Metodologicamente o projeto desenvolve-se a partir de uma agenda de experimentações docentes, elaborada tendo em vista a investigação da realidade escolar e da apropriação da produção teórica para que esta síntese se constitua em ações integradoras entre a pesquisa, o ensino e a extensão no fazer pedagógico, proporcionando experiências teórico-metodológicas e práticas docentes articuladas a realidade local das escolas-campo, confrontando experiências existentes no chão da escola e o conhecimento discutido na universidade tendo como eixo articulador a pesquisa, que deve possibilitar e permitir ao acadêmico/a analisar criteriosamente a realidade escolar à luz das teorias que embasam sua formação acadêmica. O PIDEF prevê a participação efetiva de acadêmicos/as em atividades voltadas para a formação didática e pedagógica e para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas-campo. Essas ações consistem em oficinas, estudos dirigidos, práticas de ensino, seminários, acompanhamento da reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola. Na escola do Curiaú a realidade demonstrou a necessidade de trabalhar com um elemento 210 da cultura afro-brasileira, a capoeira. Na escola urbana 1, por critério da interdisciplinaridade dos projetos pedagógicos, o PIDEF trabalhou com as culturas indígenas, a partir da apropriação dos Jogos dos Povos Indígenas. Na Escola urbana 2, com oficinas de Esportes “não-tradicionais.” As atividades desenvolvidas no estágio atual do projeto tem sido na perspectiva da superação de dificuldades diagnosticadas na disciplina escolar a partir de temáticas e metodologias preparadas pelos/as acadêmicos/as em que os mesmos debruçam-se em estudos, debates/discussões e preparação da intervenção a partir dos aspectos culturais. O processo de aprendizagem dos/as acadêmicos/as tem se constituído no cotidiano de atuação ainda que, tendo que superar a falta de condições materiais/estruturais das escolas inclusive desenvolvendo instrumental crítico de leitura e de compreensão das razões que causam estas dificuldades. A esperança de transformação que se perspectiva é a utopia que nos faz avançar cada passo em seu momento e em suas condições possíveis.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236406
Date: 2012


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