FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
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dc.contributor.author |
Hack, Cássia |
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dc.date.accessioned |
2022-07-18T12:44:26Z |
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dc.date.available |
2022-07-18T12:44:26Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236406 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o Projeto de Incentivo a Docência em Educação Física
(PIDEF) que constitui uma experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
a Docência (PIBID) da UNIFAP aprovado em edital pela CAPES. Na perspectiva de
contribuir na formação inicial de acadêmicos/as do Curso de EF a partir da inserção no
chão da escola fez-se uma leitura dos dados da realidade, intentando a compreensão
do fenômeno educacional em suas contradições e possíveis superações aproximar
diálogos entre a Universidade e a Escola, elaborando e propondo um plano de ação,
intervindo no âmbito das escolas-campo permeados pela relação dialética da reflexão.
O PIDEF/PIBID/CAPES/UNIFAP desenvolve suas atividades em uma comunidade
quilombola na Área de Preservação Ambiental do Curiaú e em duas escolas urbanas
de Macapá/AP. Proporciona experiências teórico-metodológicas e práticas docentes
que visam à superação de problemas identificados no processo de ensinoaprendizagem
na disciplina de Educação Física e se desdobra para (i) contribuir na
melhora da qualidade da disciplina de Educação Física na formação dos/as
envolvidos/as bem como no chão das escolas-campo, fundamentada na perspectiva
dialética entre as várias dimensões do processo formativo; (ii) desenvolver e apoiar
atividades acadêmicas científicas e culturais nas escolas-campo; (iii) conhecer o papel
da pesquisa no ambiente educativo como princípio metodológico de intervenção
pedagógica; (iv) fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter
inovador, que utilizem recursos de tecnologia digital, da informação e da comunicação,
e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensinoaprendizagem.
Metodologicamente o projeto desenvolve-se a partir de uma agenda de
experimentações docentes, elaborada tendo em vista a investigação da realidade
escolar e da apropriação da produção teórica para que esta síntese se constitua em
ações integradoras entre a pesquisa, o ensino e a extensão no fazer pedagógico,
proporcionando experiências teórico-metodológicas e práticas docentes articuladas a
realidade local das escolas-campo, confrontando experiências existentes no chão da
escola e o conhecimento discutido na universidade tendo como eixo articulador a
pesquisa, que deve possibilitar e permitir ao acadêmico/a analisar criteriosamente a
realidade escolar à luz das teorias que embasam sua formação acadêmica. O PIDEF
prevê a participação efetiva de acadêmicos/as em atividades voltadas para a formação
didática e pedagógica e para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas-campo.
Essas ações consistem em oficinas, estudos dirigidos, práticas de ensino, seminários,
acompanhamento da reformulação do Projeto Político Pedagógico da Escola. Na
escola do Curiaú a realidade demonstrou a necessidade de trabalhar com um elemento
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da cultura afro-brasileira, a capoeira. Na escola urbana 1, por critério da
interdisciplinaridade dos projetos pedagógicos, o PIDEF trabalhou com as culturas
indígenas, a partir da apropriação dos Jogos dos Povos Indígenas. Na Escola urbana
2, com oficinas de Esportes “não-tradicionais.” As atividades desenvolvidas no estágio
atual do projeto tem sido na perspectiva da superação de dificuldades diagnosticadas
na disciplina escolar a partir de temáticas e metodologias preparadas pelos/as
acadêmicos/as em que os mesmos debruçam-se em estudos, debates/discussões e
preparação da intervenção a partir dos aspectos culturais. O processo de
aprendizagem dos/as acadêmicos/as tem se constituído no cotidiano de atuação ainda
que, tendo que superar a falta de condições materiais/estruturais das escolas inclusive
desenvolvendo instrumental crítico de leitura e de compreensão das razões que
causam estas dificuldades. A esperança de transformação que se perspectiva é a
utopia que nos faz avançar cada passo em seu momento e em suas condições
possíveis. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Docência em educação física |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.title |
FORMAÇÃO INICIAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
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