Fractus: aplicativo para aprendizagem de frações

DSpace Repository

A- A A+

Fractus: aplicativo para aprendizagem de frações

Show full item record

Title: Fractus: aplicativo para aprendizagem de frações
Author: Galvão Filho, Ivam
Abstract: O objetivo principal desta pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo para aprendizagem de frações com Objetos de Aprendizagem. Neste estudo utilizou-se o Design Science Research (DSR) como metodologia para desenvolvimento da pesquisa com o objetivo de produção de artefatos e a revisão integrativa de modo a se obter o estado atual de pesquisas sobre o tema. Esta pesquisa está vinculada ao LAMID, Laboratório de Mídias Digitais e Inclusão Social do EGC (Engenharia e Gestão do Conhecimento) da Universidade Federal de Santa Catarina, dentro da linha de pesquisa Teoria e Prática em Engenharia do Conhecimento. O estudo ainda permitiu um melhor entendimento sobre os Objetos de Aprendizagem e suas metodologias de desenvolvimento, além de uma maior compreensão da implementação de métodos e ferramentas de acessibilidade web, de acordo com padrões internacionais como o WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), conforme a W3C. No processo de desenvolvimento foi utilizada a abordagem do Design Thinking para elaboração de diversos artefatos como diagramas, mapas, Mockups, Design Systems e protótipos de baixa e alta fidelidade. O principal resultado da pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo para aprendizagem de frações com Objetos de Aprendizagens. O aplicativo foi submetido a testes unitários, de integração, acessibilidade web, performance e boas práticas, com bons resultados alcançados.Abstract: The main objective of this research was the development of an application for learning fractions with Learning Objects. In this study, Design Science Research (DSR) was used as a methodology for research development with the objective of producing artifacts and an integrative review in order to obtain the current state of research on the subject. This research is linked to LAMID, Laboratory of Digital Media and Social Inclusion of the EGC (Engineering and Management of Knowledge) of the Federal University of Santa Catarina, within the line of research Theory and Practice in Knowledge Engineering. The study also allowed a better understanding of Learning Objects and their development methodologies, as well as a greater understanding of the implementation of web accessibility methods and tools, according to international standards such as WCAG (Web Content Accessibility Guidelines), according to the W3C. In the development process, the Design Thinking approach was used for the elaboration of various artifacts such as diagrams, maps, Mockups, Design Systems and low and high fidelity prototypes. The main result of the research was the development of an application for learning fractions with Learning Objects. The application was submitted to unit, integration, web accessibility, performance and best practices tests, with good results achieved.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236297
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0718-D.pdf 3.934Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar