A CONQUISTA DE ARTHUR ZANETTI E AS ESTRATÉGIAS DA MÍDIA ESPORTIVA: UM EXERCÍCIO COM A TEORIA DO ENQUADRAMENTO
Mostrar registro completo
Título:
|
A CONQUISTA DE ARTHUR ZANETTI E AS ESTRATÉGIAS DA MÍDIA ESPORTIVA: UM EXERCÍCIO COM A TEORIA DO ENQUADRAMENTO |
Autor:
|
Silveira, Juliano; Munarim, Iracema; Bitencourt, Fernando Gonçalves; Fiamoncini, Luciana; Fauth, Fernanda; Caetano, Angélica; Seára, Éliton Clayton Rufino
|
Resumo:
|
O presente estudo trata da cobertura jornalística realizada por três emissoras de TV aberta
(Record, Globo e Bandeirantes), nos jogos olímpicos de Londres 2012, sobre o ginasta
brasileiro Arthur Zanetti. A investigação propôs uma análise a partir da teoria do
enquadramento, sendo que nosso olhar centrou-se em como as emissoras veicularam a
vitória do ginasta. Identificamos no material observado uma série de atitudes compensatórias
por parte das emissoras, em relação ao atleta, que até sua classificação, não havia sido
agendado. O material analisado apontou que a cobertura das emissoras centrou-se na
apresentação do atleta, sua identificação com o telespectador e na criação do mesmo como
ídolo esportivo. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236061
|
Data:
|
2014 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo