JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS

DSpace Repository

A- A A+

JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS

Show full item record

Title: JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS
Author: Lisbôa, Mariana Mendonça
Abstract: O objetivo deste artigo é compreender, de maneira crítica, as relações entre publicidade, esporte e infância. Para tanto, além de buscar articular alguns elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, dialogaremos com a campanha publicitária da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014, composta pelo slogan “#Jogapramim”. Observa-se o “entretenimento publicitário interativo” (COVALESKI, 2010) como uma nova linguagem dos meios de comunicação, que explora o conteúdo esportivo na elaboração de “narrativas transmidiáticas” (JENKINS, 2009). Neste cenário as crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado (direto ou indiretamente) e por contribuir ao apelo emocional. Educação (Física) e comunicação estabelecem, assim, novas e profícuas possibilidades de abordagens, tendo em vista que a (trans)formação esportiva, que se deseja esclarecida e emancipada, necessita considerar a publicização do esporte e da criança, como perspectiva de uma crítica a cultura, através da mídia-educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236060
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
2014-textos-anais-02.pdf 989.1Kb PDF View/Open "Anais de evento"

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar