JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS

DSpace Repository

A- A A+

JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS

Show simple item record

dc.contributor.author Lisbôa, Mariana Mendonça
dc.date.accessioned 2022-07-05T12:35:34Z
dc.date.available 2022-07-05T12:35:34Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236060
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é compreender, de maneira crítica, as relações entre publicidade, esporte e infância. Para tanto, além de buscar articular alguns elementos teórico-conceituais fundamentadores do debate, dialogaremos com a campanha publicitária da Sadia, veiculada na Copa do Mundo de Futebol 2014, composta pelo slogan “#Jogapramim”. Observa-se o “entretenimento publicitário interativo” (COVALESKI, 2010) como uma nova linguagem dos meios de comunicação, que explora o conteúdo esportivo na elaboração de “narrativas transmidiáticas” (JENKINS, 2009). Neste cenário as crianças ganham destaque pelo potencial de consumo gerado (direto ou indiretamente) e por contribuir ao apelo emocional. Educação (Física) e comunicação estabelecem, assim, novas e profícuas possibilidades de abordagens, tendo em vista que a (trans)formação esportiva, que se deseja esclarecida e emancipada, necessita considerar a publicização do esporte e da criança, como perspectiva de uma crítica a cultura, através da mídia-educação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Esporte pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title JOGA PARA MIM? REFLEXÕES SOBRE PUBLICIDADE, ESPORTE E CRIANÇAS pt_BR
dc.type other pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
2014-textos-anais-02.pdf 989.1Kb PDF View/Open "Anais de evento"

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar