O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS
Show full item record
Title:
|
O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS |
Author:
|
Matos, Keyte dos Santos; Mezzaroba, Cristiano; Zoboli, Fabio
|
Abstract:
|
Este trabalho analisa os signos e os discursos que envolvem a construção de corpo masculino através de propagandas comerciais criadas e veiculadas pela mídia televisiva a partir da presença do jogador de futebol Neymar. O objetivo do estudo realizado é averiguar como é realizado o modo de endereçamento de tais propagandas comerciais. Utilizamos como metodologia a análise de produto midiático, organizando o estudo das peças publicitárias em três eixos temáticos, intitulados “pêlos e cabelo”, “força física” e “o homem em analogia com a máquina”. Os resultados das análises mostraram que a disseminação de peças publicitárias tendo o jogador de futebol Neymar como garoto propaganda carrega, intrinsecamente, discursos, signos, significados e imposições sentidos de corpo. Ao analisar os eixos temáticos, notamos que os significados são criados pelo próprio processo de comunicação de massa com a forte presença de intenções mercadológicas que são “colhidas” na prática do endereçamento publicitário. Os padrões “pele sem pêlos”, “cabelo estilo moicano”, “atleta forte” e “atleta máquina” foram os sentidos impostos ao jogador Neymar inseridos nos discursos das propagandas. Sentidos estes que são disseminados através de vários veículos de comunicação de massa a todo o momento e a todo tipo de público. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236032
|
Date:
|
2014 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar