O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS
Mostrar registro simples
dc.contributor.author |
Matos, Keyte dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Mezzaroba, Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Zoboli, Fabio |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-04T12:48:11Z |
|
dc.date.available |
2022-07-04T12:48:11Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236032 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa os signos e os discursos que envolvem a construção de corpo masculino através de propagandas comerciais criadas e veiculadas pela mídia televisiva a partir da presença do jogador de futebol Neymar. O objetivo do estudo realizado é averiguar como é realizado o modo de endereçamento de tais propagandas comerciais. Utilizamos como metodologia a análise de produto midiático, organizando o estudo das peças publicitárias em três eixos temáticos, intitulados “pêlos e cabelo”, “força física” e “o homem em analogia com a máquina”. Os resultados das análises mostraram que a disseminação de peças publicitárias tendo o jogador de futebol Neymar como garoto propaganda carrega, intrinsecamente, discursos, signos, significados e imposições sentidos de corpo. Ao analisar os eixos temáticos, notamos que os significados são criados pelo próprio processo de comunicação de massa com a forte presença de intenções mercadológicas que são “colhidas” na prática do endereçamento publicitário. Os padrões “pele sem pêlos”, “cabelo estilo moicano”, “atleta forte” e “atleta máquina” foram os sentidos impostos ao jogador Neymar inseridos nos discursos das propagandas. Sentidos estes que são disseminados através de vários veículos de comunicação de massa a todo o momento e a todo tipo de público. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Neymar |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Propaganda |
pt_BR |
dc.subject |
Endereçamento |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo masculino |
pt_BR |
dc.title |
O “GAROTO PROPAGANDA” NEYMAR – SENTIDOS DE CORPO MASCULINO E MODOS DE ENDEREÇAMENTO ATRAVÉS DE PROPAGANDAS COMERCIAIS |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro simples
Buscar DSpace
Navegar
-
Todo o repositório
-
Esta coleção
Minha conta
Estatística
Compartilhar