A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Moia, Romulo Everton de Carvalho
dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.author Pereira, Marcos Fabricio Ferreira
dc.date.accessioned 2022-06-07T10:44:20Z
dc.date.available 2022-06-07T10:44:20Z
dc.date.issued 2022-04
dc.identifier.citation MOIA, R. E. C. ; MENDES, I. A. ; PEREIRA, M. F. F. . A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, p. 152-164, 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 2447-8504
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235451
dc.description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8012 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo identificar e descrever em teses e dissertações a dimensão do campo de pesquisa História e Epistemologia da Matemática, relacionada aos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas no período de 1990 a 2018. O texto, oriundo de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto de pesquisa “História para o ensino de matemática na formação de professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira 1990 – 2017”, apresenta resultados parciais da pesquisa para a tese doutoral intitulada “Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário Presente nas Dissertações e Teses – 1990 a 2020”, orientada pelo professor Dr. Iran Abreu Mendes. Trata-se de uma pesquisa de segunda ordem (pesquisa da pesquisa), nos termos de Gamboa (2014), e fundamentada em Mendes (2014; 2018; 2019), do tipo bibliográfica, pois apresenta como objeto de estudo dissertações e teses disponíveis no acervo do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Os resultados apontam a existência de 77 produções (55 dissertações e 22 teses), das quais foram identificadas e descritas 5 dissertações e 1 tese, que apontam para a dimensão da História e Epistemologia da Matemática. Nesses trabalhos, identificamos estudos epistemológicos relacionados, principalmente, à Aritmética, que tratam de diferentes temas, como: sistema de numeração, quatro operações, números, análise de livros didáticos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher BOCEHM - Boletim Cearense de Educação e História da Matemática pt_BR
dc.subject História e Epistemologia pt_BR
dc.subject Dissertações e Teses pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Séries Iniciais pt_BR
dc.title A dimensão história e epistemologia da matemática presente em dissertações e teses (1990-2018) relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
A dimensão hist ... do ensino fundamental.pdf 366.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar