PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO

DSpace Repository

A- A A+

PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO

Show full item record

Title: PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO
Author: Sampaio, Cláudio Pereira de
Abstract: Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de ensino do design para a sustentabilidade com base na metodologia D4S, e os resultados obtidos no primeiro semestre de 2008 na disciplina de Gestão Ambiental, ministrada para o terceiro ano do Curso de Design – Projeto de Produto da Universidade Positivo, em Curitiba, PR. A proposta inclui dois momentos principais: no primeiro, de caráter principalmente teórico, na qual são apresentados e discutidos os conceitos, princípios, estratégias, etapas, metodologias, ferramentas e cases relativos ao design para a sustentabilidade e ao ecodesign como uma das estratégias. Posteriormente, os alunos são convidados a desenvolver um trabalho prático de aplicação dos conhecimentos obtidos, utilizando um produto industrial de alta complexidade, contendo dispositivos eletromecânicos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235253
Date: 2009-04-15


Files in this item

Files Size Format View
PROPOSTA-METODOLÓGICA-DE-ENSINO-UTFPR.pdf 791.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar