PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO

DSpace Repository

A- A A+

PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO

Show simple item record

dc.contributor.author Sampaio, Cláudio Pereira de
dc.date.accessioned 2022-05-30T21:02:45Z
dc.date.available 2022-05-30T21:02:45Z
dc.date.issued 2009-04-15
dc.identifier.isbn 978-65-00-23054-3
dc.identifier.issn 2596-237X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235253
dc.description.abstract Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma proposta pedagógica de ensino do design para a sustentabilidade com base na metodologia D4S, e os resultados obtidos no primeiro semestre de 2008 na disciplina de Gestão Ambiental, ministrada para o terceiro ano do Curso de Design – Projeto de Produto da Universidade Positivo, em Curitiba, PR. A proposta inclui dois momentos principais: no primeiro, de caráter principalmente teórico, na qual são apresentados e discutidos os conceitos, princípios, estratégias, etapas, metodologias, ferramentas e cases relativos ao design para a sustentabilidade e ao ecodesign como uma das estratégias. Posteriormente, os alunos são convidados a desenvolver um trabalho prático de aplicação dos conhecimentos obtidos, utilizando um produto industrial de alta complexidade, contendo dispositivos eletromecânicos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC pt_BR
dc.subject Design para sustentabilidade, Ecodesign, Ensino pt_BR
dc.title PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO EM DESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE: RESULTADOS NO CURSO DE DESIGN DA UNIVERSIDADE POSITIVO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PROPOSTA-METODOLÓGICA-DE-ENSINO-UTFPR.pdf 791.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar