O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos

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O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos

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dc.contributor.author Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.contributor.author Camara, Alexsandra
dc.contributor.author Berticelli, Danilene Gullich Donin
dc.date.accessioned 2022-05-28T20:15:07Z
dc.date.available 2022-05-28T20:15:07Z
dc.date.issued 2021-05
dc.identifier.citation CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2447-6447
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217
dc.description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Saberes profissionais dos Professores pt_BR
dc.subject Ensino de Frações pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.title O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos pt_BR
dc.type Article pt_BR


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