O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos
Show simple item record
dc.contributor.author |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Camara, Alexsandra |
|
dc.contributor.author |
Berticelli, Danilene Gullich Donin |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-28T20:15:07Z |
|
dc.date.available |
2022-05-28T20:15:07Z |
|
dc.date.issued |
2021-05 |
|
dc.identifier.citation |
CAMARA, Alexsandra; FELISBERTO, L. G. S. ; BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. . O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-22, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2447-6447 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235217 |
|
dc.description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/386 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo apresentar os saberes profissionais dos professores que foram vulgarizados por meio dos manuais didáticos acerca de como ensinar frações na escola primária no período da Escola Nova. Os manuais selecionados foram: “A nova metodologia de Aritmética” de Edward Lee Thorndike (1936); “Metodologia da Matemática”, de Irene de Albuquerque (1951) e “Didática da Escola Nova”, de Alfredo Miguel Aguayo (1952). As obras foram analisadas levando em consideração a perspectiva da História Cultural e dos conceitos norteadores de representação (Chartier, 1990) e de saberes profissionais dos professores (Hofstetter, Schneuwly, 2017). As análises indicaram que os elementos escolanovistas para o ensino da Aritmética foram marcantes nas prescrições dos autores sobre como ensinar fração, perpassando por questões relacionadas à sua utilidade, ao significado deste conhecimento, à forma de ensino e à linguagem matemática adotada. O estudo mostrou que os manuais participaram da formação profissional do professor primário, indicando as novas exigências com relação aos saberes a e para ensinar frações, requeridos em tempos de Escola Nova. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes profissionais dos Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Frações |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de frações em tempos de escola nova: saberes profissionais vulgarizados nos manuais didáticos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar