História da geometria analítica em dissertações de mestrados profissionais: contribuições para a docência

DSpace Repository

A- A A+

História da geometria analítica em dissertações de mestrados profissionais: contribuições para a docência

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.author Marques, Rubens Matheus Santos
dc.date.accessioned 2022-05-28T20:11:45Z
dc.date.available 2022-05-28T20:11:45Z
dc.date.issued 2020-04
dc.identifier.citation MENDES, I. A.; MARQUES, R. M. S. . História da geometria analítica em dissertações de mestrados profissionais: contribuições para a docência. Revista Reamec, v. 8, p. 185-205, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 2318-6674
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235208
dc.description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9474/pdf pt_BR
dc.description.abstract Este artigo é resultante de uma pesquisa que investigou as produções relativas à História da Geometria Analítica produzidas em Mestrados profissionais em ensino de Matemática ou Educação Matemática. Nossa finalidade foi identificar de que maneira as produções geradas nesses cursos podem apontar encaminhamentos didáticos para possíveis abordagens da Geometria Analítica em sala de aula. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos o banco de dados da CAPES para o levantamento das produções acerca da temática, a fim de caracterizar os trabalhos identificados e apresentar possíveis contribuições para o ensino de Geometria Analítica. Igualmente, levamos em consideração também os trabalhos presentes na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nos repositórios dos programas de Pós-graduação em Educação Matemática, Educação, Ensino de Matemática e áreas afins. A respeito das dissertações levantadas, fizemos uma classificação conforme as seguintes tendências de pesquisas em História da Matemática: História e Epistemologia da Matemática (HepM), História da Educação Matemática (HedM) e História para o Ensino de Matemática (HenM). Os resultados obtidos indicam que apenas quatro trabalhos apresentam contribuições que poderão subsidiar diretamente as ações dos professores no ensino de Geometria Analítica em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Mestrado Profissional pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria Analítica pt_BR
dc.title História da geometria analítica em dissertações de mestrados profissionais: contribuições para a docência pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
HISTÓRIA DA GEO ... UIÇÕES PARA A DOCÊNCIA.pdf 632.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar