"Eu fui muito prática justamente porque eu vim de um meio muito prático": o habitus de professoras e professores escolares formadas/os no curso de educação física da UFSC (final da década de 1970 e início de 1980)

DSpace Repository

A- A A+

"Eu fui muito prática justamente porque eu vim de um meio muito prático": o habitus de professoras e professores escolares formadas/os no curso de educação física da UFSC (final da década de 1970 e início de 1980)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Silva, Carolina Fernandes da
dc.contributor.author Siqueira, Lígia Antunes de
dc.date.accessioned 2022-05-27T23:15:52Z
dc.date.available 2022-05-27T23:15:52Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 376186
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235194
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
dc.description.abstract No Brasil até a década de 1970, existiam poucos cursos superiores de Licenciatura em Educação Física, assim como a quantidade de professoras/es não atendia a demanda das escolas. No entanto, durante o período da ditadura militar, ocorreram algumas medidas que modificaram a Educação e a Educação Física. Dentre elas estão as reformas educacionais nacionais promulgadas entre 1968 e 1971, as quais impactaram tanto o ensino básico como o superior, promovendo o aumento da educação em nível superior de forma geral e, especialmente na área da Educação Física. Desta forma, em Florianópolis houve a instauração dos primeiros cursos superiores nesta área, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 1973, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1975. Perante esse cenário, emerge o seguinte problema de pesquisa: como a formação nas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSC influenciou a produção do habitus de professoras/es que atuaram em escolas entre as décadas de 1970 e 1980? Esse estudo volta-se para a década de 1970 também em razão do período demarcado estar sendo frequentemente evocado no cenário político brasileiro, tendo como base um acirramento nas disputas de narrativas históricas. Diante disso, discutir sobre esse momento por meio de referenciais teórico-metodológicos da História e da Sociologia, e problematizar os fatos ocorridos de forma analítica e crítica, contribui para a reconstrução dos acontecimentos e a aproximação da realidade do período e, assim, elucidar possíveis intencionais distorções narrativas. Esta é uma pesquisa sociológica e histórica, de cunho qualitativo, apoiada na História Cultural, nos conceitos de Pierre Bourdieu e na metodologia da História Oral, que teve como material empírico a coleta de fontes documentais e orais. Tivemos como intenção discutir sobre como professoras/es da educação básica construíram seus habitus referente às práticas pedagógicas em Educação Física, portanto optamos por entrevistar professoras/es formadas/os nesse curso da UFSC e que aturam em escolas. Desta forma, o recorte temporal se estende até o início da década de 1980, para abarcar a atuação destas/es docentes. Esta pesquisa nos permitiu perceber que havia uma identificação das/os professoras/es com a profissão que escolheram, elas/es valorizavam muito a Educação Física e apontaram os benefícios e os retornos sociais de suas atuações. Além disso, concluímos que não era o caráter autoritário do governo que guiava suas ações, pois as/os professoras/es eram dotadas/os de certa autonomia. As suas formas de dar aula eram orientadas por disposições e apreciações que foram sendo construídas ao longo de suas trajetórias no espaço social, desde a época em que eram estudantes do ensino básico, bem como durante a formação superior, ou seja, era o habitus que direcionava as suas aulas. Por sua vez, este também foi estruturado pela representação de Educação Física escolar do período, que considerava como conhecimento legítimo a organização de aulas pautadas em três pilares: esportes, realização correta de movimentos e saúde. Assim, o esporte trabalhado pelas/os professoras/es entrevistadas/os na Educação Física como componente curricular do ensino básico não era guiado pelos códigos do alto rendimento e a realização correta dos movimentos era vista como uma forma de adquirir saúde. Havia um entendimento simplista de saúde, como se esta fosse apenas o bem-estar físico e a ausência de doenças. E, por fim, destacamos a força de tal representação de Educação Física, pois esta não se restringe apenas ao período histórico analisado e atualmente ainda se faz presente.
dc.description.abstract Abstract: In Brazil until the 1970s, there were few undergraduate courses in Physical Education, moreover the number of teachers did not meet the demand of schools. However, during the period of the military dictatorship, there were some measures that modified Education and Physical Education. Among them are the national educational reforms enacted between 1968 and 1971, which impacted both basic and higher education, promoting the increase in higher education in general and especially in the area of Physical Education. Thus, in Florianópolis, the first higher education courses in this area were established, at the University of the State of Santa Catarina (UDESC), in 1973, and at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in 1975. Given this scenario, the following research problem emerges: how did the training in the first classes of the Degree in Physical Education at UFSC influence the production of the habitus of teachers who worked in schools between the 1970s and 1980s? This study goes back to the 1970s also because the demarcated period is frequently being evoked in the Brazilian political scenario, based on intensification in the disputes of historical narratives. Therefore, discussing this moment through theoretical-methodological references of History and Sociology, and problematizing the facts that occurred in an analytical and critical way, contributes to the reconstruction of events and the approximation of the reality of the period and, thus, elucidates possible intentional narrative distortions. This is a sociological and historical research, of a qualitative nature, supported by Cultural History, the concepts of Pierre Bourdieu, and the methodology of Oral History, which had as empirical material the collection of documentary and oral sources. We intended to discuss how teachers of basic education built their habitus regarding pedagogical practices in Physical Education, so we chose to interview teachers trained in this course at UFSC and who have worked in schools. In this way, the time frame extends to the beginning of the 1980s, to encompass the performance of these teachers. This research allowed us to perceive that there was an identification of the teachers with the profession they chose, they highly valued Physical Education and pointed out the benefits and social returns of their actions. In addition, we concluded that it was not the authoritarian character of the government that guided their actions, as the teachers were endowed with certain autonomy. Their ways of teaching were guided by dispositions and appreciations that were built throughout their trajectories in the social space, from the time when they were elementary school students, as well as during higher education, that is, it was the habitus that directed their classes. In turn, this was also structured by the representation of school Physical Education of the period, which considered as legitimate knowledge the organization of classes based on three pillars: sports, correct performance of movements and health. Thus, the sport worked by the teachers interviewed in Physical Education as a curricular component of basic education was not guided by the codes of high performance and the correct performance of the movements was seen as a way to acquire health. There was a simplistic understanding of health, as if it were just physical well- being and the absence of diseases. Finally, we highlight the strength of such representation of Physical Education, as it is not restricted to the historical period analyzed and is still present today. en
dc.format.extent 164 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Professores de educação física
dc.title "Eu fui muito prática justamente porque eu vim de um meio muito prático": o habitus de professoras e professores escolares formadas/os no curso de educação física da UFSC (final da década de 1970 e início de 1980)
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1626-D.pdf 1.875Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar