Leitura de poemas com estudantes do ensino fundamental II: uma proposta de abordagem de literatura voltada para formação ética e estética

DSpace Repository

A- A A+

Leitura de poemas com estudantes do ensino fundamental II: uma proposta de abordagem de literatura voltada para formação ética e estética

Show full item record

Title: Leitura de poemas com estudantes do ensino fundamental II: uma proposta de abordagem de literatura voltada para formação ética e estética
Author: Cruz, Maria Clara Dias da
Abstract: Embora fundamentalmente estruturante nos textos da esfera literária, a relação entre língua e literatura não tem sido explícita e intencionalmente articulada nas aulas do componente curricular de Língua Portuguesa, talvez em função de esta relação não estar muito clara e da decorrente dificuldade em desenvolver atividades de leitura de textos literários a partir dessa relação. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de atividade pedagógica - bem como a análise destas - estruturadas numa elaboração didática (HALTÉ, 2018) para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no contexto de uma pesquisa-ação (TRIP, 2005; THIOLLENT, 2011 [1985]), em que se buscou articular língua e literatura em leitura e análise de poemas a fim de promover ações, ancoradas no método recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993), voltadas para a formação ética e estética dos estudantes deste nível de ensino. Para fundamentar tanto o desenvolvimento das atividades quanto as reflexões decorrentes, buscou-se explicitar o conceito bakhtiniano de língua (VOLOSHINOV, 2017 [1929]) e o de literatura (CANDIDO, 2011; COMPAGNON, 2009; FRITZEN, 2017), assim como a relação entre ambos (BERNARDES & MATEUS, 2013; SARAIVA & MUGGE, 2006). Após a análise, na qual buscou-se confrontar os dados da pesquisa (registros dos alunos em seus diários de leitura, suas produções poéticas e as anotações do diário de campo) com as bases teórico-epistemológicas e as orientações dadas pelos documentos oficiais para a educação nesse âmbito, conclui-se o quão profícuas podem ser atividades que considerem a estreita relação entre língua e literatura em aulas de fato dialógicas, nas quais se permitam o protagonismo dos estudantes na leitura de tais textos, mediados pelo professor; e que a prática com textos poéticos para a formação integral podem se tornar mais efetiva quando se consideram as relações entre língua, sujeitos e enunciados. Ações similares podem e devem ser pensadas em conjunto com outras em projetos institucionais organicamente estruturados de forma a manter uma continuidade na trajetória escolar, por toda a Educação Básica, voltada para a formação de leitores perenes de literatura.Abstract: Although fundamentally structuring in texts in the literary sphere, the relationship between language and literature has not been explicitly and intentionally articulated in the Portuguese language curricular component classes, perhaps because this relationship is not very clear and the resulting difficulty in developing reading activities of literary texts from this relationship. Thus, this work presents a proposal for pedagogical activities - as well as their analysis - structured in a didactic elaboration (HALTÉ, 2018) for students of the 7th year of Elementary School of a public school, in the context of an action research (TRIP, 2005; THIOLLENT, 2011 [1985]) in which we sought to articulate language and literature in reading and analyzing poems in order to promote actions, anchored in the reception method (BORDINI & AGUIAR, 1993), aimed at the ethical and aesthetic training of students at this level of education. To support both the development of activities and the resulting reflections, we sought to clarify the Bakhtinian concept of language (VOLOSHINOV, 2017 [1929]) and that of literature (CANDIDO, 2011; COMPAGNON, 2009; FRITZEN, 2017), as well as the relationship between both (BERNADES & MATEUS, 2013; SARAIVA & MUGGE, 2006). After the analysis, which sought to confront the research data (students' records in their reading diaries, their poetic productions and field diary notes) with the theoretical-epistemological bases and the guidelines given by the official documents for the education in this context, it can be concluded how fruitful can be activities that consider the close relationship between language and literature in truly dialogic classes, in which students are allowed to play a leading role in reading such texts, mediated by the teacher; and that the practice with poetic texts for integral formation can become more effective when considering the relations between language, subjects and utterances. Similar actions can and should be thought of together with others in institutional projects organically structured in order to maintain continuity in the school trajectory, throughout Basic Education, aimed at the formation of perennial readers of literature.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235159
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0048-D.pdf 778.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar