Abstract:
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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como foco de investigação o erro no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral foi investigar recentes contribuições da Didática para (re)pensar o erro na escola. Para tanto, realizou-se um balanço das produções da última edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), ocorrida no ano de 2020, a fim de responder à seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos publicados no Endipe 2020 para (re)pensar o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, nos XX Endipe, utilizando-se o descritor “erro” e suas derivações como referência de busca. O estudo, de abordagem qualitativa, tomou como referencial teórico autores/as que se dedicaram a pensar essa temática, tais como: José Carlos Libâneo (2013), Paulo Freire (1987, 1996), Cipriano Carlos Luckesi (1999, 2005), Jussara Hoffmann (2003, 2015) e Maria Teresa Esteban (2001, 2002). O levantamento bibliográfico, utilizando-se o descritor “erro” e suas variações, permitiu localizar 127 trabalhos. Desses, foram selecionados 21 trabalhos que apresentavam o erro como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se a predominância de estudos qualitativos e a utilização da pesquisa bibliográfica como principal opção metodológica. O instrumento de coleta de dados predominante nos trabalhos encontrados foi a análise documental. No que se refere ao aporte teórico, percebeu-se a prevalência de autores nacionais como Paulo Reglus Neves Freire e Jussara Maria Lerch Hoffmann. Dos 21 trabalhos selecionados para análise, apenas 01 (um) tinha o erro como objeto de estudo, os demais investigavam outras temáticas, mas discutiam sobre a importância do erro. |