O erro no processo de ensino e aprendizagem: um balanço das produções do Endipe (2020)

DSpace Repository

A- A A+

O erro no processo de ensino e aprendizagem: um balanço das produções do Endipe (2020)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Carolina Ribeiro Cardoso da
dc.contributor.author Portaluppi, Thalia Montag
dc.date.accessioned 2022-05-26T17:45:02Z
dc.date.available 2022-05-26T17:45:02Z
dc.date.issued 2022-05-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235157
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como foco de investigação o erro no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral foi investigar recentes contribuições da Didática para (re)pensar o erro na escola. Para tanto, realizou-se um balanço das produções da última edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), ocorrida no ano de 2020, a fim de responder à seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos publicados no Endipe 2020 para (re)pensar o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, nos XX Endipe, utilizando-se o descritor “erro” e suas derivações como referência de busca. O estudo, de abordagem qualitativa, tomou como referencial teórico autores/as que se dedicaram a pensar essa temática, tais como: José Carlos Libâneo (2013), Paulo Freire (1987, 1996), Cipriano Carlos Luckesi (1999, 2005), Jussara Hoffmann (2003, 2015) e Maria Teresa Esteban (2001, 2002). O levantamento bibliográfico, utilizando-se o descritor “erro” e suas variações, permitiu localizar 127 trabalhos. Desses, foram selecionados 21 trabalhos que apresentavam o erro como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se a predominância de estudos qualitativos e a utilização da pesquisa bibliográfica como principal opção metodológica. O instrumento de coleta de dados predominante nos trabalhos encontrados foi a análise documental. No que se refere ao aporte teórico, percebeu-se a prevalência de autores nacionais como Paulo Reglus Neves Freire e Jussara Maria Lerch Hoffmann. Dos 21 trabalhos selecionados para análise, apenas 01 (um) tinha o erro como objeto de estudo, os demais investigavam outras temáticas, mas discutiam sobre a importância do erro. pt_BR
dc.format.extent 37 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Erro pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Processo de ensino/aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.title O erro no processo de ensino e aprendizagem: um balanço das produções do Endipe (2020) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Thalia_Portaluppi_final.pdf 1.064Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar