O erro no processo de ensino e aprendizagem: um balanço das produções do Endipe (2020)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Carolina Ribeiro Cardoso da |
|
dc.contributor.author |
Portaluppi, Thalia Montag |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-26T17:45:02Z |
|
dc.date.available |
2022-05-26T17:45:02Z |
|
dc.date.issued |
2022-05-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235157 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como foco de investigação o erro no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo geral foi investigar recentes contribuições da Didática para (re)pensar o erro na escola. Para tanto, realizou-se um balanço das produções da última edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), ocorrida no ano de 2020, a fim de responder à seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos publicados no Endipe 2020 para (re)pensar o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, nos XX Endipe, utilizando-se o descritor “erro” e suas derivações como referência de busca. O estudo, de abordagem qualitativa, tomou como referencial teórico autores/as que se dedicaram a pensar essa temática, tais como: José Carlos Libâneo (2013), Paulo Freire (1987, 1996), Cipriano Carlos Luckesi (1999, 2005), Jussara Hoffmann (2003, 2015) e Maria Teresa Esteban (2001, 2002). O levantamento bibliográfico, utilizando-se o descritor “erro” e suas variações, permitiu localizar 127 trabalhos. Desses, foram selecionados 21 trabalhos que apresentavam o erro como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se a predominância de estudos qualitativos e a utilização da pesquisa bibliográfica como principal opção metodológica. O instrumento de coleta de dados predominante nos trabalhos encontrados foi a análise documental. No que se refere ao aporte teórico, percebeu-se a prevalência de autores nacionais como Paulo Reglus Neves Freire e Jussara Maria Lerch Hoffmann. Dos 21 trabalhos selecionados para análise, apenas 01 (um) tinha o erro como objeto de estudo, os demais investigavam outras temáticas, mas discutiam sobre a importância do erro. |
pt_BR |
dc.format.extent |
37 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Erro |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino/aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
O erro no processo de ensino e aprendizagem: um balanço das produções do Endipe (2020) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar