O trabalho com a narrativa memorialística no processo de humanização do sujeito

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O trabalho com a narrativa memorialística no processo de humanização do sujeito

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Title: O trabalho com a narrativa memorialística no processo de humanização do sujeito
Author: Costa, Jace Mari
Abstract: Esta dissertação buscou apresentar encaminhamentos didáticos-pedagógicos a serem desenvolvidos para a promoção de atividades de leitura e reflexão a partir das narrativas de memórias. Tal desenvolvimento visou responder a seguinte questão norteadora: Como o trabalho com a narrativa memorialística pode contribuir para uma formação humanizadora nos alunos inseridos em uma comunidade de pluralidade étnica e cultural? Para responder a essa questão, definida a partir de um problema diagnosticado numa turma do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola municipal de Jaraguá do Sul, localizada na região norte de Santa Catarina, desenvolveu-se a problematização da narrativa de memórias com o intuito de gerar reflexão sobre a especificidade de sua linguagem e a relação com o mundo, a fim de despertar criticamente os estudantes para sua historicidade. As bases teóricas acerca das práticas de memórias foram amparadas em Halbwachs (1990), Barrenechea (2005), Pollak (1989 - 1992) e Bosi (1994) além das contribuições de Bakhtin (1997). Na sequência, no que condiz à contribuição histórico-crítica, a base se deu a partir de Saviani (1999 - 2007 - 2015) e Britto (2012), e no que se refere ao papel humanizador promovido pela leitura literária foram abordados os autores Candido (2017) e Cosson (2019). A metodologia foi fundamentada na pesquisa-ação amparada nos estudos de Thiollent (2011) e Tripp (2005), porém, por conta da pandemia, não pode ser levada a campo. A proposta de elaboração didática desenvolvida a partir de atividades de interpretação do texto literário selecionado, Transplante de menina, de Tatiana Belinky, buscou: a) oportunizar momentos de reflexão sobre a linguagem e sua relação com o mundo; b) promover atividades de entrevistas com familiares dos alunos para conhecer/ reconhecer a sua história como válida de ser narrada; e c) a partir das entrevistas, propor aos alunos a produção de textos memorialísticos para consolidar a reflexão sobre suas narrativas e sua relação com a comunidade local.Abstract: This dissertation sought to present didactic-pedagogical guidelines to be developed for the promotion of reading and reflection activities from the narratives of memories. Such development aimed to answer the following guiding question: How can working with the memorialistic narrative contribute to a humanizing formation of students inserted in a community of ethnic and cultural plurality? To answer this question, defined from a problem diagnosed in a 7th year class of an elementary school II of a municipal school in Jaraguá do Sul, located in the northern region of Santa Catarina, we developed the problematization of the narrative of memories with the aim of generating reflection on the specificity of its language and its relationship with the world, in order to critically awaken students to its historicity. The theoretical bases on memory practices were supported by Halbwachs (1990), Barrenechea (2005), Pollak (1989 - 1992) and Bosi (1994) in addition to the contributions of Bakhtin (1997). Subsequently, in terms of the historical-critical contribution, the basis was taken from Saviani (1999 - 2007 - 2015) and Britto (2012), and with regard to the humanizing role promoted by literary reading, the authors Candido (2017) and Cosson (2019). The methodology was based on action research supported by studies by Thiollent (2011) and Tripp (2005), however, due to the pandemic, it cannot be carried out in the field. The proposal of didactic elaboration developed from activities of interpretation of the selected literary text, Transplante de Menina, by Tatiana Belinky, sought to: a) provide opportunities for reflection on language and its relationship with the world; b) promote activities of interviews with the family members of the students to know/recognise their history as valid to be narrated; and c) from the interviews, propose to the students the production of memorial texts to consolidate the reflection on their narratives and their relationship with the local community.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234733
Date: 2022


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