Title: | Leitura, cognição e envelhecimento saudável: uma revisão sistemática |
Author: | Palma, Cristiane Bochi |
Abstract: |
Contexto: O número de idosos está crescendo no Brasil e no mundo. Diante desse cenário, esta pesquisa busca identificar o que a ciência vem dizendo, ao longo do tempo, sobre a relação entre a leitura, do ponto de vista da Psicolinguística, e o envelhecimento cognitivo saudável. Pergunta de pesquisa: Se a leitura influencia positivamente os aspectos cognitivos de adultos diante da passagem do tempo (envelhecimento), como isso se dá? Método: Isso é feito por meio de uma revisão sistemática da bibliografia pertinente a fim de constatar se a leitura favorece o envelhecimento cognitivo saudável e como isso ocorre. A revisão mapeia, pois, os estudos que tratam da relação entre três eixos de via dupla: leitura, cognição e envelhecimento saudável. Para a seleção dos estudos levaram-se em consideração os seguintes fatores: onde estão localizados, quando foram realizados e quem são os autores; quais os focos temáticos; quais as concepções sobre leitura e envelhecimento; descrição do público idoso; metodologia da pesquisa. Conclusões: As conclusões dos autores são as de que a leitura auxilia não só na preservação das capacidades cognitivas e das habilidades linguísticas desenvolvidas ao longo da vida, indicando que o processo biológico e natural de envelhecimento pode ser visto sob um viés positivo de manutenção, mas também de desenvolvimento e construção de novas capacidades cognitivas e de habilidades de leitura. Abstract: Context: The number of the elderly is growing in Brazil and worldwide. Given this scenario, this research seeks to identify what science has been saying, over time, about the connection between reading, from the point of view of Psycholinguistics, and healthy cognitive aging. Research question: If reading positively influences cognitive aspects of adults over time (aging), how does this happen? Method: This is done through a systematic review of the relevant bibliography in order to see if reading favors healthy cognitive aging and how this occurs. This review maps, therefore, the studies that deal with the relationship between three axes of a dual path: reading, cognition, and healthy aging. For the selection of studies, the following requirements were taken into account: where they are, when they were carried out and who are the authors; their main topics; what are the conceptions about reading and aging; description of the elderly public; method of research. Conclusions: the authors conclude that reading helps not only to preserve the cognitive characteristics and language skills developed throughout life, indicating that the biological and natural aging process can be seen under a positive maintenance bias, but also for the development and construction of new cognitive resources and reading skills. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234611 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0868-D.pdf | 1.183Mb |
View/ |