Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos

DSpace Repository

A- A A+

Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos

Show simple item record

dc.contributor.author Barbaresco, Cleber Schaefer
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2022-05-16T23:58:02Z
dc.date.available 2022-05-16T23:58:02Z
dc.date.issued 2021-08
dc.identifier.citation BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2179-426X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468
dc.description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099 pt_BR
dc.description.abstract As Escolas de Aprendizes Artífices são consideradas um marco para a constituição de uma rede voltada para ensino técnico profissional no período da primeira república. Essa rede, no decorrer de sua história apresentou problemas quanto à qualidade do seu ensino, o que levou o governo a tomar algumas medidas. Essas medidas apontam para a tentativa de difundir métodos de ensino que pudessem trazer uma solução para a demanda apresentada. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever, por alguns indícios, quais métodos de ensino fizeram parte das ações e práticas educativas das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, utilizou-se da categoria saberes para ensinar para observar e interpretar a possibilidade da existência de um método próprio para a instituição. Como fonte primária, analisaram-se documentos normativos e relatórios ministeriais. Como fonte secundária valeu-se de literatura consolidada sobre ensino profissional e trabalhos acadêmicos que se relacionam com a temática deste trabalho. A conclusão é de que há indícios que a intersecção entre o método intuitivo e slöjd possam ter levado a instituição a realizar ações e práticas, voltadas para o ensino técnico profissional, que sejam próprios para a Escola de Aprendizes Artífices. Essa conclusão pode ser observada quando se analisa a mobilização dos saberes aritméticos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Método Slöjd pt_BR
dc.subject Método Intuitivo pt_BR
dc.subject Ensino Profissional pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Os métodos de e ... os saberes aritméticos.pdf 226.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar