Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos
Show simple item record
dc.contributor.author |
Barbaresco, Cleber Schaefer |
|
dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T23:58:02Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T23:58:02Z |
|
dc.date.issued |
2021-08 |
|
dc.identifier.citation |
BARBARESCO, Cleber Schaefer ; COSTA, David Antonio da . Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-17, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2179-426X |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234468 |
|
dc.description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3099 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As Escolas de Aprendizes Artífices são consideradas um marco para a constituição de uma rede voltada para ensino técnico profissional no período da primeira república. Essa rede, no decorrer de sua história apresentou problemas quanto à qualidade do seu ensino, o que levou o governo a tomar algumas medidas. Essas medidas apontam para a tentativa de difundir métodos de ensino que pudessem trazer uma solução para a demanda apresentada. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo descrever, por alguns indícios, quais métodos de ensino fizeram parte das ações e práticas educativas das Escolas de Aprendizes Artífices. Para tanto, utilizou-se da categoria saberes para ensinar para observar e interpretar a possibilidade da existência de um método próprio para a instituição. Como fonte primária, analisaram-se documentos normativos e relatórios ministeriais. Como fonte secundária valeu-se de literatura consolidada sobre ensino profissional e trabalhos acadêmicos que se relacionam com a temática deste trabalho. A conclusão é de que há indícios que a intersecção entre o método intuitivo e slöjd possam ter levado a instituição a realizar ações e práticas, voltadas para o ensino técnico profissional, que sejam próprios para a Escola de Aprendizes Artífices. Essa conclusão pode ser observada quando se analisa a mobilização dos saberes aritméticos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Método Slöjd |
pt_BR |
dc.subject |
Método Intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.title |
Os métodos de ensino das escolas de aprendizes artífices: vestígios da constituição saberes para ensinar a partir da mobilização dos saberes aritméticos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar