A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso
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Title:
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A Nova Política de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2020): um discurso de progresso para o retrocesso |
Author:
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Oliveira, Maria Gabriela de
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Abstract:
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar o novo projeto de formação continuada de
professores para Educação Básica proposto pelo governo federal via Resolução CNE/CP n. 1, de 27 de
outubro de 2020, que instituiu junto da Resolução n. 2 de 2019, novas Diretrizes Curriculares Nacionais
para formação docente, tanto para formação inicial quanto continuada e a Base Nacional de Formação
dos Professores; ademais essas duas novas Resoluções substituíram a Resolução n. 2, de 1 de julho de
2015. Trata-se de uma pesquisa de análise documental, na qual realizei uma análise comparativa entre
as diretrizes voltadas à formação continuada (2015 e 2020). Entre as questões de pesquisa destaco:
compreender qual é o projeto de formação continuada de professores que está sendo proposto pelo
governo federal pela Resolução CNE/CP n. 1/2020, identificando aproximações e distanciamentos com
a normativa de 2015; desenvolver uma aprendizagem crítica e sólida sobre o conceito de formação
continuada e sua finalidade; identificar qual concepção de formação continuada é expressa em ambas
as regulamentações oficiais. Ao longo do texto apresento reflexões e definição sobre formação
continuada de docentes, passando por uma breve contextualização histórica e política do tema, em um
recorte de 2014-2021, sobre os principais movimentos que desencadearam o atual cenário educacional
brasileiro. Em seguida apresento as duas Resoluções supracitadas e estabeleço algumas aproximações
com eixos comparativos. Também explicito algumas das manifestações contrárias e favoráveis à atual
Resolução. O estudo me permitiu concluir que: a formação continuada de professores é um direito
fundamental e contribui para a valorização e a profissionalização dos docentes; a Resolução em vigor
(2020) representa um retrocesso de direitos já conquistados, pois se constatou que a política atual
destinada à formação continuada, está sendo implementada sob a justificativa de ajuste às novas
demandas da atualidade, fator essencial para o desenvolvimento dos padrões de qualidade, porém, este
é um falso discurso de progresso, que sinaliza um retrocesso de direitos já conquistados pelos docentes,
tendo em vista as divergências educacionais expressas nesta Resolução, em comparação com a
Resolução n. 2/2015. |
Description:
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TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233992
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Date:
|
2022-02-21 |
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