Ensino de Química na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma análise documental comparativa das diretrizes operacionais

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Química na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma análise documental comparativa das diretrizes operacionais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Regiani, Anelise Maria
dc.contributor.author Cardoso, Ana Paula
dc.date.accessioned 2022-03-30T13:40:44Z
dc.date.available 2022-03-30T13:40:44Z
dc.date.issued 2022-03-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233310
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação do ensino básico no Brasil. Destinada a jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada, a EJA tem como finalidade permitir que esses indivíduos finalizem sua alfabetização. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é analisar as novas diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos homologadas pela Resolução Normativa n o 1, de 28 de maio de 2021, na perspectiva do Ensino de Química. A justificativa para a realização desta investigação é embasada na necessidade de estudar formas de se aprimorar o ensino para jovens e adultos, devido ao aumento da procura pela modalidade. Essa demanda, decorrente do aumento da competitividade do mercado de trabalho e da busca por melhores condições de vida, implicou no desenvolvimento de pesquisas com foco em metodologias de ensino para a EJA e materiais de capacitação de professores. Entretanto, tais investigações não contemplam a totalidade das mudanças que vêm ocorrendo na EJA. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, a qual consistiu na análise, comparação e interpretação dos dados das novas diretrizes operacionais da Resolução n o 1, de 28 de maio de 2021 e da Base Nacional Comum Curricular, voltado para o ensino de Química na modalidade da EJA. pt_BR
dc.format.extent 64 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Análise documental pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.title Ensino de Química na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: uma análise documental comparativa das diretrizes operacionais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Ana Paula Cardoso.pdf 522.7Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar