Desenvolvimento de um protótipo de um ambiente integrado baseado em um robô educacional visando o ensino de conceitos básicos de programação

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de um protótipo de um ambiente integrado baseado em um robô educacional visando o ensino de conceitos básicos de programação

Show full item record

Title: Desenvolvimento de um protótipo de um ambiente integrado baseado em um robô educacional visando o ensino de conceitos básicos de programação
Author: Feliciano Nonnenmacher, Davi
Abstract: Este trabalho descreve um protótipo de um ambiente integrado para o robô de um projeto brasileiro de robótica educacional, bem como discute seu potencial como ferramenta para o ensino de conceitos básicos de programação. O objetivo deste trabalho é obter um ferramental de baixo custo que integre programação em blocos com robótica educacional com o intuito de que seja usado para o processo de ensino-aprendizagem de habilidades de programação e pensamento lógico em crianças e jovens, ou, de forma mais genérica, iniciantes em programação. O hardware em que o ambiente se baseia é de baixo custo em comparação às alternativas no mercado, e mesmo em sua ausência uma versão virtual do robô poderá ser utilizada, tendo nela sido incorporados aspectos de gamificação voltados ao ensino de conceitos básicos de programação.O robô utilizado baseia-se no robô do projeto Jabuti Edu, da UFRGS, e foi tomado como ponto de princípio para o desenvolvimento deste trabalho. O desenvolvimento foi guiado por, e apoia-se em, pesquisas na literatura científica envolvendo robótica educacional, programação em blocos e gamificação. Através dos esforços relatados no desenvolvimento, foi possível atingir os objetivos e disponibilizar o ambiente em formato web.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233303
Date: 2022-03-22


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Davi_BU.pdf 5.421Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar